Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

prof_paulo_2

Rompendo as barreiras das Tecnologias Digitais no Ensino Fundamental e Médio

Com o título “Barreiras das Tecnologias Digitais no Ensino Fundamental e Médio: ‘A Experiência na Escola’” realizei o meu TCC, no curso de Especialização Educação na Cultura Digital, da UFSC.  O curso me proporcionou, nos últimos dois anos, diversas experiências, que me fez refletir sobre o caminho percorrido, as barreiras encontradas e surpresas agradáveis, a fim de direcionar meus esforços na luta pela ampla divulgação das facilidades e possibilidades da utilização das tecnologias digitais, no processo de ensino-aprendizagem.

Hoje, após realizado o curso, consigo perceber e utilizar várias formas de tecnologias em minha prática diária, proporcionando aulas mais interessantes e críticas. Percebo que a resistência ao uso das tecnologias vem diretamente dos próprios professores e gestores, que trabalham com a teoria de que quanto menos os alunos incomodarem, melhor. Um exemplo disso é a proibição do uso de celulares nas escolas, pois é mais fácil aplicar as determinações, às vezes até por leis, proibindo o uso do mesmo, do que efetivamente educar o aluno no bom uso do aparelho, suas tecnologias e nos benefícios que este pode levar a sua educação.

Pensando na melhoria de minhas práticas e dos meus colegas de profissão, e com os conhecimentos que fomos adquirindo durante a formação, implantamos nas escolas Maria Jose Hulse Peixoto, em Itajaí – SC, na escola Maria de Lurdes Couto Cabral em Navegantes (SC) e na Escola Professora Francisca Borba, em Balneário Piçarras (SC), projetos do tutorial de uso da lousa digital direcionado ao uso de professores, que não possuem experiência no uso das mesmas.

Dentro do norte deste trabalho, também preparei um manual de utilização das mídias para ser consultado por alunos e professores, todos estes divulgados amplamente em meu blog tuneldotempomjhp.blogspost.com.br, neste canal de comunicação posto as atividades de estudo e as ações realizadas no âmbito escolar no Manual para uso das Tecnologias Digitais. Este documento foi distribuído na rede de escola que trabalho e utilizada por professores que possuíam dificuldades em localizar ferramentas para uso em seu cotidiano.

Espero com todo o entusiasmo possível que estas propostas e a dos outros participantes desta formação, ao serem compartilhadas e divulgadas de forma efetiva, venham a contribuir para uma melhor formação de nossos professores com uma mudança no modo de ver as tecnologias nas escolas públicas.

Espero também, que as políticas públicas tenham a capacidade de direcionar investimentos na modernização tecnológica de todas as escolas, com equipamentos atualizados, internet capaz de atender a demanda geral das escolas para promover a capacitação de professores e gestores em uma educação digital transformadora, com capacidade de acender a luz do entusiasmo pelo conhecimento que está apagada em nossos alunos por falta de criatividade no sistema educacional.

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Barreiras das Tecnologias Digitais no Ensino Fundamental e Médio: “A Experiência na Escola”

Leia também:
Lousa digital: uma aliada nas aulas de História
Blog Túnel do Tempo 

Fonte: Paulo Roberto Valadares, professor de História nas escolas Maria de Lurdes Couto Cabral – CAIC, em Navegantes e Maria José Hulse Peixoto, em Itajaí.

 

3 Comentários  

  • Claudia

    Parabéns por romper as barreiras das Tecnologias Digitais tão brilhantemente.

    7 de setembro de 2016 - 17:49/ Responder
  • Paulo Bento

    Parabéns professor Paulo Roberto Valadares pelo brilhante trabalho em prol da ensino médio e fundamental.

    7 de setembro de 2016 - 21:15/ Responder
  • Valquiria Blanco

    Sensacional professor Paulo Roberto , vc nasceu pra isso .
    Nossa torcida aqui de Fortaleza não poderia deixar de parabenizar e torcer por seu sucesso !

    7 de setembro de 2016 - 23:17/ Responder

Deixe uma resposta para Valquiria Blanco Cancelar a resposta