CASE_22_PAULO_FOTO_3

Lousa digital: uma aliada nas aulas de História

Usada com criatividade e aproveitando de todas as suas funcionalidades, a lousa digital em sala de aula pode ser uma grande aliada para alunos e professores. São opções inovadoras, que o quadro-negro e o giz jamais poderão proporcionar.

Utilizo a lousa nas duas escolas que trabalho. Em Navegantes, na Escola Maria de Lurdes Couto Cabral,  todas as salas das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental possuem lousas em funcionamento e fixas. Em Itajaí, na Escola Maria José Hulse Peixoto existe uma Lousa Digital  Móvel, que utilizo constantemente, diferente de alguns professores que não aproveitam essa tecnologia que está disponível ou quando usam, o fazem apenas para apresentar vídeos.

Ainda não dominei todas as funcionalidades, mas é preciso ser curioso e interessado. Não existe treinamento para o equipamento e por isso vou aprendendo aos poucos junto com os alunos que ajudam. A experiência foi inovadora e surpreendente, pois mudou de forma determinante o método de ministrar as aulas que passaram a ser mais interessantes e interativas.

Em geral as aulas ficam dinâmicas e prazerosas para o professor e alunos. Temos mais tempo para planejar as aulas e os alunos interagem mais nas aulas portanto o aprendizado é maior. Uma das atividades interessantes que realizei foi a demonstração de mapas da Antiguidade, comparando estes aos da atualidade. Dividindo a lousa em duas partes, o aluno conseguiu perceber as transformações históricas e identificar os locais. A segunda atividade se deu na movimentação das caravelas nas grandes navegações e seus descobrimentos. Nesta experiência, eles conseguiram visualizar o mundo como era e como ficou e os processos colonizadores da época.

Enfim, a utilização de forma completa da lousa digital é sensacional. Só penso que é necessário um tutorial urgente para utilização da lousa para ser distribuído nas escolas e ser de fácil consulta para os professores, pois muito professores ACTS se deparam (como eu) de repente como uma tecnologia que não compreende e tem que se virar, muitas vezes fugindo do equipamento ou limitando suas aulas a vídeos e documentários e textos.

Fonte: Paulo Roberto Valadares é professor de História nas escolas Maria de Lurdes Couto Cabral – CAIC, em Navegantes e Maria José Hulse Peixoto, em Itajaí.

• Bernardete Zanin

Importante o depoimento do professor sobre o uso da lousa digital, espero que em breve todas escoas possam fazer uso deste instrumento.

12 de dezembro de 2015 - 08:25/ Responder
  • Foto de perfil de SAMANDA GOMES FROZZA
    SAMANDA GOMES FROZZA

Também gosto de utilizar a lousa digital nas aulas de matemática quando ensino geometria, a interatividade com a lousa facilita muito o processo de ensino do conteúdo no que tange a geometria espacial.

15 de janeiro de 2016 - 02:03/ Responder
  • Foto de perfil de Profa Simone Alves
    Profa Simone Alves

D+ Paulo, parabéns!!!

2 de fevereiro de 2016 - 13:14/ Responder
  • Pingback: Rompendo as barreiras das Tecnologias Digitais no Ensino Fundamental e Médio | Educação na Cultura Digital

• Bruna S.

História é minha matéria favorita! adoro aulas dessa matéria e de biologia, anatomia, saúde, bem-estar

15 de julho de 2017 - 16:56/ Responder
  • araci Hack Catapan

Sem dúvida o uso da lousa associado a um abordagem pedagógica interacional, pode dar uma outra dinâmica a uma aula, pode-se tambem incluir pequenos vídeos utilizando-se os Smartphone. Hoje tem alguns aplicativos muito párticos, com roteiro, sonoridade etc.

16 de julho de 2017 - 23:49/ Responder
  • Foto de perfil de ludimila lima
    ludimila lima

Trabalhei com turmas do quarto ano do Ensino Fundamental e usávamos muito a lousa digital. A aula fica mais estimulante e interativa. Usávamos para projeção de imagens e vídeos, para jogos onde cada aluno deveria levantar e tocar a tela para participar, fizemos desenhos coletivos, montamos vídeos com fotos de experiências e atividades concretas, pesquisamos, listamos e comparamos informações. Eu gostava bastante de trabalhar com a projeção de mapas e obras de arte porque ficam maiores, e podemos “rabiscar” neles, cada aluno pode assinalar um detalhe, criar legendas, recortar, destacar algo que achou importante ou curioso, estas ações não seriam convenientes no material impresso. Também tínhamos uma versão digital das apostilas que podia ser projetada e isso facilitava muito a correção de atividades, principalmente quando se tratavam de gráficos, tabelas e figuras, pois assim eu não precisava desenhar no quadro. Tem um porém, os alunos só gostavam da aula quando eles podiam tocar e interagir, ficavam insatisfeitos quando só a professora fazia isto.

21 de julho de 2017 - 16:36/ Responder