Semana1_Valderi_foto

Rádio Escola transforma aula de História

Na Escola CAIC Professora Nair da Silva Gris do município de Campos Novos (SC), orientei um trabalho com meus alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental . O objetivo da atividade foi estudar a História do município e apresentar os resultados à comunidade escolar por meio da Rádio Escola.

Dessa forma, após estudos e pesquisas, organizou-se o roteiro para a gravação do áudio e edição do primeiro programa. Foram editados outros três programas que foram ao “ar”, em março do ano passado, mês das comemorações do aniversário do município. Como a escola dispõe de recurso de áudio em todas as salas, durante os cinco minutos que antecedem o recreio todos paravam as atividades para ouvir a Rádio e receber mais informações sobre o município.

Os alunos foram os personagens da atividade, mediados por mim, professor de História e o Professor Alaércio da Oficina de Música. Recursos utilizados: Caixa de som, Microfones, Pen Drive, Notebook, Câmera Digital, Software Audacity e Internet. A experiência contou com a parceria da Oficina de Música da Escola, para gravação e edição dos programas. Os resultados foram surpreendentes, pois, os alunos eram os locutores, entrevistados, repórteres e ficavam entusiasmados com a participação.

O interessante é que em outros momentos eles questionavam: “Professor, quando vamos fazer a Rádio CAIC?”

Foi um jeito diferente de estudar a História do Município, dinâmico e atraente que faz com que os alunos tenham interesse pelo conteúdo. Embora ainda estejam em processo de aprendizado na organização do roteiro de um programa de rádio e iniciando com essas experiências com certeza terão condições em estudos posteriores de dar continuidade na produção. A grande questão centra-se no interesse do aluno em participar, muito diferente de um simples texto, esta atividade proporciona a ampliação das possibilidades de aprendizagem chegando a toda a escola e ainda com condições de armazenamento e  reutilização em outros momentos.

Com certeza uma experiência que dá certo, ampliando as possibilidades de aprendizagem, estreitando a relação professor e aluno e um jeito gostoso de aprender.

TÍTULO: Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital

Fonte: Valderi Miorelli Dissegna, professor de História da Escola CAIC  Professora Nair da Silva Gris, de Campos Novos  (SC).