Formação de professores para integrar currículo e tecnologia
“Desafios da Educação Contemporânea: Possibilidades da Integração Entre Currículo e Tecnologia em Tempos de Cultura Digital” foi o título do meu TCC de finalização do curso de especialização Educação na Cultura Digital, na UFSC. O objeto de estudo foi a Oficina – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola realizada como proposta de formação de professores das escolas da 8ª Gerência da Educação de Campos Novos.
Somente no ano de 2015, em 16 unidades escolares 195 professores receberam a formação sobre aplicativos e softwares como: Prezi, SlideShare, Google Drive, Dos Vox, KTurtle, Lousa Digital, Scratch, Audacity, Hot Potatoes.
Em minhas experiências desenvolvidas nas aulas de História procuro utilizar diferentes recursos tecnológicos disponíveis. Vejo que a escola tem o compromisso de incluir no seu planejamento opções de aprendizagem mediadas pelas mídias. Uma das experiências, que destaco, foi a mostra de animação, desenvolvida com alunos do 8º ano, em parceria com os professores de Música, Arte, Geografia, no contexto da História do Município de Campos Novos, que em 2016 completou 135 anos.
Como ponto central, utilizamos o Stop Motin, uma técnica de fotos quadro a quadro para a produção de animações. As etapas foram pesquisa, definição do tema, organização do roteiro, cenário e personagens, fotos, edição e apresentação. A culminância da atividade foi com uma apresentação para toda a escola na homenagem ao aniversário do município. Para a edição das animações foi utilizado o aplicativo Movie Maker, o Canal Youtube para compartilhar link da animação e o blog do professor na divulgação.
Com os resultados obtidos em questionários realizados percebi que a formação continuada para o professor é o ponto de partida na integração entre currículo e tecnologia, configurando um novo espaço escolar e, consequentemente, um novo aprender. Em breve, será disponibilizado neste post o download gratuito do meu TCC para a leitura.
TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Desafios da educação contemporânea: possibilidades da integração entre currículo e tecnologia em tempos de cultura digital
Confira os vídeos produzidos pelos alunos
População – https://www.youtube.com/watch?v=wqL5Aby2LnA&feature=youtu.be
Campos Novos em Cores – https://www.youtube.com/watch?v=QnsrUCd-gBc&feature=youtu.be
Os Três Poderes – https://www.youtube.com/watch?v=uzWzBtD38-s&feature=youtu.be
Pontos Turísticos https://www.youtube.com/watch?v=zb72bO0RnJA&feature=youtu.be
Tropeiros – https://www.youtube.com/watch?v=kk4rckU7KzM&feature=youtu.be
Meus Canais de comunicação com os alunos
You Tube – https://www.youtube.com/channel/UCum-mjgvlRUs5bAh4jjA_7A
Blog – http://valderi-educ.blogspot.com.br/
Posts relacionados
Rádio Escola transforma aula de História
http://educacaonaculturadigital.ufsc.br/radio-escola-transforma-aula-de-historia-em-um-divertido-aprendizado/
Fonte: Valderi Miorelli Dissegna, professor de História da Escola CAIC Professora Nair da Silva Gris, de Campos Novos (SC).
Valderi
Olá. Fico feliz com a publicação e acredito que a transformação na educação passará pela ação do professor, estabelecendo um perfil de educador digital em momentos oportunos da sua prática pedagógica.
Iris
Parabéns professor,
Belo trabalho.
Valderi
Obrigado e sucesso a todos.
Iris
Parabéns! Excelente Trabalho.
Sueli Oliveira da Silva dos Santos
Parabéns professor!