HQs, mapas mentais e palavras cruzadas digitais para ensinar a tabela periódica
No meu TCC apresentado para conclusão do curso de Especialização na Cultura Digital, realizado na escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa em Palhoça/SC, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, tive como objetivo investigar o como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIs) contribuem no estudo da Tabela Periódica, desde a elaboração da aula, passando por experiências práticas e a avaliação dos conhecimentos construídos pelos estudantes. Algumas produções foram disponibilizadas no Facebook, Youtube e no site da escola.
O trabalho destaca a importância do interesse do professor, enquanto imigrante digital, em adentrar no universo dos nativos digitais e aliar as TDIC à metodologia de sala de aula.
Em uma das atividades, após assistir ao vídeo “Tudo se transforma, História da Química, Tabela Periódica”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hvRnuMrDc14, eles produziram roteiro para produção de HQ, em que utilizou-se o site PIXTON https://www.pixton.com/br/
Em outra atividade, os alunos foram desafiados para criar um mapa mental, utilizando as TDIC, onde pudessem organizar as ideias a fim de facilitar o entendimento.
Outro recurso mediático foi o jogo Adivinhas, produzido pela nautilus http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogosqui/adivinhas/, que vem com 64 questões acerca de 20 elementos presentes no cotidiano. Após a aplicação do jogo, foi realizada a atividade das palavras cruzadas, criadas pelo professor, por meio do site http://www.educolorir.com/crosswordgenerator/por/,
Todas as atividades geraram aprendizagem, despertaram o interesse, serviram de orientação para pesquisas, para contribuições dos alunos, que começaram a olhar para as tecnologias com outra relação de proximidade. Ao final da unidade, os alunos estavam esperando a prova, e não notaram que a construção se deu por meio de cada etapa, as avaliações foram a evolução pela qual o aluno passou, a forma como lidou com as TDIC, o seu envolvimento, comprometimento e crescimento.
TCC PARA DOWNLOAD COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: A utilização das TDIC no ensino da tabela periódica
Links das produções dos alunos:
HQ, no Facebook – https://www.facebook.com/escolairmamariateresa/
HQ, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=snxZ6xeRyW8
Mapas mentais no Facebook: https://www.facebook.com/escolairmamariateresa/
Mapas mentais no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=zfPc-yKezCM
Fonte: Aline de Souza Gonçalves, Professora de Química, na escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa (Palhoça/SC) e nos colégios Super Incentivo e Gardner Cursos e Colégio.