Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

Marli_foto_post

WhatsApp aproxima professores e alunos nos processos de interação

Será que é possível fortalecer os laços afetivos entre estudantes, professores e direção, utilizando os recursos comunicacionais do WhatsApp? Em pesquisa acadêmica que realizei com professores de Artes e Espanhol, dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Juscelino Kubistcheck de Oliveira, analisei que é possível, sim.

O meu TCC intitulado “Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da Educação Básica”, realizado no curso de Especialização Educação na Cultura Digital, da UFSC, mostrou que por este aplicativo fala-se a mesma linguagem, na qual os adolescentes se sentem mais à vontade para expressar seus sentimentos, ideias, sugestões, opiniões e pensamentos. Eles afirmam que com o uso do WhatsApp, a escola passou a ter outras características, deixou de ser aquele “gelo”, aula, professor e aluno. “Todos são amigos. A gente conversa com os professores normalmente. Além de ser um amigo, tirar as dúvidas, acaba sendo um lugar para conversar sobre outras coisas, fortalecendo esse vínculo”, afirmou a aluna do nono ano, Bruna Liebert.

O resultado desta comunicação refletiu em uma aproximação entre os mesmos, o fortalecimento de vínculos, melhoria do ambiente da sala de aula, prazer em desenvolver as atividades propostas, criatividade além do esperado e encantamento pelo processo de aprender.

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica

Fonte: Marli Ferreira Wandscheer, Coordenadora Pedagógica, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubistcheck de Oliveira, atuo com o Ensino Fundamental, Anos Finais, 6º ao 9º Ano, em São Miguel do Oeste (SC).

1 Comentário

• Ires