Videodocumentário revela problemas ambientais
As turmas do 9° ano, da Escola Professora Francisca Borba, situada em Balneário Piçarras (SC), produziram para a aula de Ciências um vídeo como resultado do aprendizado do Projeto “Eu, meu bairro e o meio ambiente; conhecer, valorizar e preservar”. A ideia foi ampliar a discussão sobre a questão ambiental, relacionando-a aos temas socioculturais, como movimentos sociais e migratórios, que caracterizaram o desenvolvimento local e sua ligação com a dinâmica geral da cidade.
O trabalho teve por finalidade promover a interação entre a escola e a comunidade, resgatando a trajetória do crescimento do bairro, utilizando tecnologias digitais para apresentar o resultado.
Foram realizadas saídas a campo em áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente) do entorno da escola, como uma pedreira, um afluente do principal rio da cidade e áreas de restinga.
O projeto desenvolvido proporcionou aos alunos uma reflexão sobre como o crescimento desordenado do bairro vem influenciando na degradação do meio ambiente. Para a realização do trabalho foram utilizadas câmera fotográfica, computador, pesquisas com moradores antigos, em imobiliárias, hotéis e sites na internet.
O vídeo informativo alerta a comunidade escolar sobre a importância das APPs, para a manutenção dos recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade. Este vídeo foi assistido por todos os alunos em atividade desenvolvida em todas as escolas da cidade, referente à Semana da Cultura da Paz. Detalhes da atividade desenvolvida encontram-se no blog da escola no endereço http://escolafranciscaborba.blogspot.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=0SlGtJoltwQ
TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como instrumentos motivadores para as aulas de campo da disciplina de ciências
Fonte: Simone Alves da Silva, professora de Ciências da Escola Professora Francisca Borba, de Piçarras, SC.
Iris
Simone, Parabéns pelo vídeo, ficou ótimo.
Neide dos Santos P. da Silva
Parabéns, ótima ideia.