edesio_destaque_2

Software Livre KBRUCH como solução de problemas matemáticos

Na Escola Municipal Mauricio Germer, de Timbó (SC), realizei, na aula de Matemática, com os alunos do 7º ano, uma análise do KBRUCH, um Software Livre disponível na plataforma Linux. A experiência foi relatada em meu TCC, defendido no curso de Especialização “Educação na Cultura Digital”, da UFSC.

No 7º ano, os alunos são desafiados para a solução de problemas matemáticos através de frações, números decimais, porcentagem, razões e relações proporcionais, expressões numéricas, álgebra, geometria e estatística. Diante de tanta informação e exigência de atenção e raciocínio, o computador surge como uma ferramenta para auxílio no encontro dessas soluções levando o aluno a experimentar na prática a manipulação dos cálculos e elementos necessários para chegar-se a um resultado.

O Linux Educacional, sistema operacional de livre distribuição e produzido pelo Ministério da Educação, hoje encontrado nas escolas públicas brasileiras, traz consigo uma grande quantidade de aplicativos específicos para cada disciplina, dentre eles o KBRUCH. Além de ser um software de livre acesso, necessita de requisitos baixos de processamento, facilitando a instalação em qualquer laboratório de uma escola.

O KBRUCH, direcionado para aprendizagem e exercício de cálculos matemáticos, mais especificamente para a resolução de frações e porcentagem, apresenta-se como um software dinâmico, pois permite realizar todas as operações básicas da aritmética como a adição, a subtração, além de realizar a comparação, conversão, números mistos, fatoração e porcentagem.

A utilização é muito simples e sempre retorna resultados precisos, além da representação gráfica. Em cada instância de execução do KBRUCH são exibidos exercícios novos em formas de tarefas e após a inserção dos dados é exibido o resultado. Após a exibição dos resultados, o KBRUCH exibe na tela a quantidade de tarefas executadas naquela instância e destas, quantas foram resolvidas corretamente, trazendo uma estatística para o usuário.

Após a explanação sobre o funcionamento do software, os alunos iniciaram as atividades de resolução das frações sugeridas. A aula teve duração de 45 minutos, onde os alunos tiveram a oportunidade de utilizar os dois ambientes oferecidos: Aprendizagem e Exercício. A aula transcorreu normalmente onde a cada exercício feito a solução era apresentada. Caso alguma dúvida surgisse, a opção de dicas poderia ser acessada.

Ao perguntar para os alunos qual método de ensino eles mais gostam, entre o convencional, onde o professor explana a aula e após isso parte para os exercícios de fixação e aquela no laboratório de informática usando o aplicativo KBRUCH, a grande maioria, 89% afirmaram que gostaram mais das aulas desenvolvidas no laboratório.

Entendo com esse resultado que as aulas utilizando uma ferramenta de software tornam-se mais dinâmicas e mais atrativas, pois o aluno tem a oportunidade de interagir com o conteúdo ministrado.

Quando o assunto é a disciplina de Matemática, todas as ferramentas ou técnicas que o professor utiliza para minimizar o impacto das dificuldades encontradas com o desenvolvimento do raciocínio são válidas.

TÍTULO: Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó – SC

Fonte: Edésio Marcos Slomp, professor de Informática Educacional da rede municipal de ensino e professor do Centro de Educação Profissional (Cedup) de Timbó (SC).