marcela_destacada

Software educacional promove a 1.ª Olimpíada do Conhecimento

Muito já se tem falado sobre o desenvolvimento de software para a área educacional, mas pouco se têm verificado a aplicação e utilização dentro das salas de aula. No TCC do curso Especialização da UFSC Educação na Cultura Digital, o meu maior objetivo foi o de fazer uma explanação sobre a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem com a realização da 1ª Olimpíada do conhecimento da Escola Básica Municipal Padre Theodoro Bauschulte, localizada em Bocaina do Sul/SC.

Para isso, foi dado ênfase ao desenvolvimento de um software inserido num contexto de ensino e aprendizagem de conteúdos específicos das turmas de 1º ano a 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando 400 estudantes e professores, envolvendo as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, Geografia, História, Artes, Religião, Educação Física e Conhecimentos Gerais.

De cada disciplina foram elaboradas 20 questões por turma e área do conhecimento, sendo que as mesmas estavam apresentadas no software onde os alunos visualizaram em um telão com uso de data show. Ao total foram elaboradas e inseridas no software 1800 questões, distribuídas em 18 painéis de 100 questões cada um, sendo 200 para cada turma do 1º ao 9º ano.

Ao término da Olimpíada o professor de cada disciplina promoveu pesquisa e discussão usando os meios tecnológicos, juntamente com os estudantes sobre as questões apresentadas na Olimpíada.

A 1ª Olimpíada do Conhecimento demonstrou que o processo de ensinar e aprender pode ser mais prazeroso, participativo e integrador.  Os softwares educativos bem concebidos e utilizados de forma adequada oferecem muitas vantagens, entre elas: fixa os conteúdos, permite a tomada de decisão, dá significado a conceitos de difícil compreensão, requer participação ativa, motiva, desperta a criatividade, a participação e o prazer de aprender.

TÍTULO: Primeira olimpíada do conhecimento da Escola Básica Municipal Padre Theodoro Bauschulte

Fonte: Marcela Balastrin, professora de Matemática na Escola Básica Municipal Padre Theodoro Bauschulte, localizada em Bocaina do Sul/SC.