ana luiza

Lição de casa online com Google Drive e Youtube

O uso de simulações e vídeos com temas de ciências é uma prática comum nos cursos de ciências exatas, principalmente de física. Entretanto, muitas vezes essas ferramentas se restringem aos momentos em sala de aula. Além disso, o formato mais comum de lição de casa – listas de exercícios – pode contribuir para o descompasso da turma, já que os alunos que tem facilidade resolvem todos os exercícios propostos e os que têm dificuldade chegam a aula com muitas dúvidas. Ambos ficam desmotivados.

Uma proposta para tornar a lição de casa mais abrangente e significativa é utilizá-la como preparação dos assuntos que serão trabalhados em aula. Nesse caminho, a utilização da tecnologia facilita a execução da tarefa. Os alunos podem utilizar os recursos disponíveis na rede para se preparar. O sucesso da atividade também depende da maneira pela qual o professor ou professora encaminha a atividade, propondo roteiros que contribuam para a apresentação do conteúdo.

No vídeo, apresentamos uma sugestão de lição de casa online,  que combina a ferramenta formulário do Google Drive com simulações e vídeos do Youtube.

Ana Luiza é física, mestre em ensino de ciências pela Universidade de São Paulo e jornalista. Atualmente trabalha como professora de física da Escola Vera Cruz, em São Paulo.

• Regiane F. Franzói Lemos

Que bacana Professora Ana Luiza, precisava mesmo de uma ferramenta para abrir forum de discussão com conteúdo de argumentação em Português. Vou utilizar sua dica. Abraço Professora Regiane Tijucas / SC

16 de dezembro de 2014 - 18:56/ Responder
  • Pauline Ataide

Parabéns professora Ana, uma excelente ferramenta se torna o fórum. Ótima dica

Professora Pauline Ataide IEE Florianópolis SC

17 de dezembro de 2014 - 17:27/ Responder
  • NEURA MORA

É certo que o sucesso de toda atividade depende de como esta é encaminhada, sempre propondo roteiros.

17 de dezembro de 2014 - 18:28/ Responder
  • Andreza Bruder

Muito interessante professora Ana. Ótima ferramenta e roteiro.

23 de dezembro de 2014 - 12:38/ Responder
  • EduMancebo

Boa, AnaLu, ótima dica e muito bem explicado.

31 de janeiro de 2015 - 20:14/ Responder
  • Nelson Studart

Parabéns, Ana Luiza! O caminho é esse mesmo. As metodologias de Ensino Interativo não podem prescindir o estudo prévio (pelo menos leitura de textos) dos alunos. E na sala de aula, o que vc usa? Peer instruction, por exemplo, que requer este tipo de abordagem anterior à sala de aula?

9 de fevereiro de 2015 - 03:20/ Responder
  • Suzana

Professora adorei a ideia vamos compartilhar na nossa escola…

10 de fevereiro de 2015 - 20:44/ Responder
  • Lívia

Professora Ana,
    Parabéns pela excelente demonstração de colaboração. Muito bom!!!

15 de fevereiro de 2015 - 01:13/ Responder
  • Marilize

Muito bom, adorei a dica, vou utilizar na escola em que trabalho!

20 de fevereiro de 2015 - 01:25/ Responder
  • Foto de perfil de Claudio Lopes de Freitas
    Claudio Lopes de Freitas

Meus parabéns excelente trabalho e ideia