Lição de casa online com Google Drive e Youtube
O uso de simulações e vídeos com temas de ciências é uma prática comum nos cursos de ciências exatas, principalmente de física. Entretanto, muitas vezes essas ferramentas se restringem aos momentos em sala de aula. Além disso, o formato mais comum de lição de casa – listas de exercícios – pode contribuir para o descompasso da turma, já que os alunos que tem facilidade resolvem todos os exercícios propostos e os que têm dificuldade chegam a aula com muitas dúvidas. Ambos ficam desmotivados.
Uma proposta para tornar a lição de casa mais abrangente e significativa é utilizá-la como preparação dos assuntos que serão trabalhados em aula. Nesse caminho, a utilização da tecnologia facilita a execução da tarefa. Os alunos podem utilizar os recursos disponíveis na rede para se preparar. O sucesso da atividade também depende da maneira pela qual o professor ou professora encaminha a atividade, propondo roteiros que contribuam para a apresentação do conteúdo.
No vídeo, apresentamos uma sugestão de lição de casa online, que combina a ferramenta formulário do Google Drive com simulações e vídeos do Youtube.
Ana Luiza é física, mestre em ensino de ciências pela Universidade de São Paulo e jornalista. Atualmente trabalha como professora de física da Escola Vera Cruz, em São Paulo.
Regiane F. Franzói Lemos
Que bacana Professora Ana Luiza, precisava mesmo de uma ferramenta para abrir forum de discussão com conteúdo de argumentação em Português. Vou utilizar sua dica. Abraço Professora Regiane Tijucas / SC
Pauline Ataide
Parabéns professora Ana, uma excelente ferramenta se torna o fórum. Ótima dica
Cordialmente
Professora Pauline Ataide IEE Florianópolis SC
NEURA MORA
É certo que o sucesso de toda atividade depende de como esta é encaminhada, sempre propondo roteiros.
Andreza Bruder
Muito interessante professora Ana. Ótima ferramenta e roteiro.
EduMancebo
Boa, AnaLu, ótima dica e muito bem explicado.
Nelson Studart
Parabéns, Ana Luiza! O caminho é esse mesmo. As metodologias de Ensino Interativo não podem prescindir o estudo prévio (pelo menos leitura de textos) dos alunos. E na sala de aula, o que vc usa? Peer instruction, por exemplo, que requer este tipo de abordagem anterior à sala de aula?
Suzana
Professora adorei a ideia vamos compartilhar na nossa escola…
Lívia
Professora Ana,
Parabéns pela excelente demonstração de colaboração. Muito bom!!!
Marilize
Muito bom, adorei a dica, vou utilizar na escola em que trabalho!
Claudio Lopes de Freitas
Meus parabéns excelente trabalho e ideia