CASE_DAIANA

“Ceta no mundo digital” insere alunos no mundo virtual

A Sociedade da Informação, imersa na cultura digital, passa constantemente por alterações rápidas que alteraram a forma das pessoas produzirem e se relacionarem. Neste contexto, o rápido acesso às informações e a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) maximiza a interação entre as pessoas e encurta distâncias.

Neste panorama, a escola, uma das instituições sociais mais importantes, precisa também estar inserida na cultura digital e preparar seus alunos para enfrentar a sociedade da informação.

Pensando nisso, o Centro de Educação Tangaraense Mara Regina, de Tangará (SC) criou o projeto “CETA no mundo digital” com a proposta de inserir as TDICs, no ensino-aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, e tornar as aulas mais atrativas, estimulando a inovação, a criatividade e a produção própria dos alunos, tornando-os sujeitos atuantes, participativos dos processos de produção de conhecimento.

Para iniciar este projeto, realizamos  uma pesquisa “in loco” com todos os alunos do 6º ao 9º ano sobre as TDICs para saber sobre o acesso a estas tecnologias, o acesso à internet, o nível de conhecimento de softwares, a utilização em casa  e na sala de aula e pedindo sugestões dos alunos do que pode tornar a aula mais dinâmica.

Uma das iniciativas já realizadas foi a criação do grupo no Facebook  “Sala de estudos do CETA”, em que vários alunos do 6.º ao 9.º ano foram adicionados como membros.

O que motivou a criar este grupo fechado foi a necessidade de usar a rede social como um canal de acesso ao conhecimento, tendo em vista que os alunos dificilmente acessem o blog da escola. Outro fator é que a maioria acessa quase que diariamente seu perfil na rede social e também a dificuldade dos alunos utilizarem o e-mail.

Muito do que fazemos tem resultados positivos, pois a direção da escola está inserida neste contexto de valorizar o uso das tecnologias em sala de aula. Ela apoia as iniciativas pedagógicas voltadas para a integração entre currículo escolar e as TDICs. Além disso, a escola também possui um blog intitulado “sala de estudos do CETA” voltado para a adoção das TDICs.

Em um mundo em que todas as transações financeiras e comerciais são praticamente virtuais com seus processos robotizados, uma questão nos remete e preocupa: Quem não souber viver nessa sociedade de cultura digital estará fadado a ser um excluído digital, ou analfabetos digitais, (indivíduos que não sabem utilizar as tecnologias de informação e comunicação).

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Jogos eletrônicos sobre a primeira guerra mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História

Fonte: Daiana Aparecida Fontana Cecatto e Marco Antonio Fernandes dos Santos são professores do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, Tangará (SC).

• Foto de perfil de Iris
    Iris

Parabéns pela iniciativa.

21 de abril de 2016 - 02:53/ Responder
  • Neide dos Santos P. da Silva

Ótima iniciativa, parabéns pelo projeto.

21 de abril de 2016 - 21:13/ Responder
  • Foto de perfil de Daiana Fontana Cecatto