daiana_filme_alunos2

Na aula de Artes, alunos produzem filme  a partir de clássicos literários

“Luz, Câmera e Ação – Reinventando o Clássico Cachinhos Dourados e os Três Ursos na Educação Escolar Junto às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”. Com este título defendi o meu TCC, no curso de Especialização Educação na Cultura Digital da UFSC, em pesquisa desenvolvida com uma turma do 2.º Ano do Ensino Médio, na  Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão, em Bom Retiro (SC).

A possibilidade de criar, aprender, socializar e abrir horizontes quanto à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, no Ensino da Arte, foi o grande desafio para a efetivação do filme “Cachinhos Dourados e os Três Ursos. A concretização do filme ocorreu contemplando as disciplinas de Artes, primeiramente, além de Geografia, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura.

Do texto à música, do slide explicativo ao filme, do lápis à câmera, do figurino à edição, da administração ao ensino da Arte, do Inglês ao Português, da Geografia ao pedagógico, da escola às tecnologias, do educando ao ator – o projeto foi fielmente executado, o que resultou num grande sucesso. Mais que o conhecimento das tecnologias, alunos e professores desenvolveram as competências do pensar, sentir e fazer uma educação inovadora.

Dentro os ensinamentos desta experiência, finalizo com uma frase de Albert Einstein: “Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Para saber mais sobre o meu TCC, em breve ele estará disponibilizado aqui para download gratuito.

Link para assistir ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=4zr4xCaHZcc

Fonte: Daiana Probst do Amaral, professora de Artes, da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão, em Bom Retiro (SC).