daiana_Historia_guerras

Jogos eletrônicos auxiliam no ensino-aprendizagem da Primeira Guerra Mundial

Como a utilização de jogos eletrônicos pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de História com vistas ao desenvolvimento do pensamento histórico? Essa foi a indagação principal, que me levou a desenvolver o TCC “Jogos eletrônicos sobre a Primeira Guerra Mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História” realizado para finalização do curso de Especialização da UFSC, Educação na Cultura Digital.

Para responder a pergunta, busquei analisar três jogos online sobre a Primeira Guerra Mundial: Big Battle Tanks,Supremacy1914 e Warfare 1917.  A turma escolhida, que contribuiu para a pesquisa, foi o 9º ano, do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, em Tangará (SC). O trabalho consistiu também em identificar quais aspectos históricos que aparecem nos referidos jogos e apontar roteiros pedagógicos para auxiliar na experiência de utilização dos jogos nas aulas de História.

Os resultados constataram que os jogos eletrônicos podem ser usados na prática pedagógica, já que motiva os alunos a aliar o conhecimento e diversão, e torna o ato de estudar mais atrativo e significativo. O jogo desenvolve habilidades de estratégia, lateralidade, raciocínio, tomada de decisão, entre outros.

Pontos relevantes, que destaco, ao utilizar um game como recurso didático, mostraram a importância do docente dominar as tecnologias, tais como o manuseio do computador, a navegação da internet, a pesquisa de sites confiáveis de jogos e a busca da classificação indicativa do jogo. Testar os jogos antes de trabalhar com os alunos é imprescindível.

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Jogos eletrônicos sobre a primeira guerra mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História

Fonte: Daiana Aparecida Fontana Cecatto, professora de História, do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, em Tangará (SC).