Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

1

II Encontro de Formação de Tutores e Professores

José Armando Valente e Maria Elizabeth de Almeida comentaram os desafios de integrar tecnologia e sala de aula

O curso de especialização em Educação na Cultura Digital, ofertado pela UFSC em parceria com o Ministério da Educação, Undime e Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, continua suas atividades. No último dia 24 de fevereiro foi realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC a palestra “Cultura Digital e Narrativas Digitais”, ministrada pelos professores José Armando Valente (UNICAMP) e Maria Elizabeth de Almeida (PUC-SP), que também fazem parte do grupo de autores do material do curso. Na oportunidade, eles avaliaram, dentre outras questões, os desafios da integração entre cultura digital e a sala de aula e os limites e potencialidades da atuação do professor nesse processo. A atividade foi parte do II Encontro de Formação de Tutores e Professores dos Núcleos Específicos do curso.

Os palestrantes destacaram a inovação no ensino que o curso  O método convencional de ensino começa com os conceitos, passando para compreensão e reflexão, e só então se chega à prática. Valente destacou que o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital faz exatamente o caminho inverso, começando com a prática. “Estamos todos aprendendo juntos, ninguém viveu realmente o que estamos estudando e tentando aplicar”, considerou Valente, que além de professor da Unicamp também é pesquisador e professor do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp.

Professores, tutores, coordenadores e até pessoas externas ao curso acompanharam a palestra

Pariticiparam da palestra 13 tutores e nove professores dos Núcleos Específicos, quatro professoras e nove tutores do PLAC, duas professoras do NB, e os coordenadores do curso, o professor Henrique Silva e as professoras Carla Búrigo e  Marina Espíndola. Além do pessoal que participa do Educação na Cultura Digital, mais de cinquenta pessoas externas ao Educação na Cultura Digital estiveram presentes.

 

Reunião de equipe pedagógica e coordenação do curso definem próximos passos do Educação na Cultura Digital

A equipe pedagógica do Plano de Ação Coletivo (PLAC) e os coordenadores do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital se reuniram na manhã desta segunda-feira com os professores e tutores para definir como será feita a integração entre os PLAC 3 e os Núcleos Específicos (NE). O encontro foi realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e contou com grande parte dos professores e tutores dos 22 Núcleos Específicos. O curso encontra-se atualmente no PLAC 2.

Ainda nesta segunda-feira, o coordenador do curso, Henrique Silva, propôs aos tutores dos NE a produção de videos complementares aos materiais didáticos dos cursos. Os tutores interessados podem agendar um horário com a equipe do Lantec para avaliar a viabilidade da ideia dos vídeos e montar um cronograma de produção. A partir de então, o vídeo, de curta duração, entra na fase de filmagem e edição com todo o auxílio, estrutura e supervisão do Lantec.

 

Deixe uma resposta