Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

img-post

Descubra os benefícios do uso do celular na escola

O uso do celular em sala de aula se tornou uma polêmica na área da educação, dividindo opiniões no poder legislativo, entre professores e profissionais da área. Alguns estados proíbem integralmente o uso deste aparelho na escola, outros não possuem legislação específica e ainda há os que permitem exceções na proibição. Já a UNESCO apóia o uso de celulares e tablets em sala de aula e chegou a listar, em 2014, 13 benefícios obtidos através da integração destas tecnologias à educação.

Nossa equipe de comunicação preparou mais um infográfico, e desta vez sobre o uso do celular nas salas de aula e seus benefícios. Confira, comente, e debata! Você professor(a) já estimulou o uso pedagógico do celular com seus alunos?

Hipermídia – O uso do celular na sala de aula

10 Comentários  

  • Foto de perfil de
    Henrique Silva

    Tenho uma dúvida: e se aluno começar a utilizar apenas o whatsapp a aula toda, o que é muito comum ver em jovens hoje em dia, eles teclando o dia todo com os amigos no whatsapp e outras tecnologias como essa?

    13 de maio de 2015 - 11:16/ Responder
    • Angela Santos

      O que percebemos é que o aluno acaba usando escondido os aplicativos de comunicação, nas aulas tenho utilizado com sucesso o celular, principalmente se o equipamento for bom, é muito interessante sanar uma dúvida, por exemplo, na hora em que ela aparece, por vezes as perguntas são muito relevantes, ou para ilustrar com uma imagem, essa discussão vale a pena, ontem num seminário do PENEM cheguei a abordar o tema, foi falado muito sobre tecnologias, comentei também sobre o desinteresse de alguns professores e o grande interesse dos alunos em aulas com mais tecnologias.

      13 de maio de 2015 - 19:25/ Responder
  • Josi Zanette

    Se os dispositivos forem utilizadas de forma pedagógica, poderá ocorrer acordos com os envolvidos! Ex: em momentos podemos utilizar outros não!! Tenho vivenciado esta experiência e minhas turmas tem apresentado ótimos resultados!! No link Meu relato de experiência que foi postado pela PORVIR..: http://porvir.org/diariodeinovacoes/professora-alunos-criam-app-na-aula-de-geografia/20150513

    23 de maio de 2015 - 12:14/ Responder
  • Valderi Dissegna

    Apesar das leis proibindo o uso do celular em sala de aula, é preciso um olhar observador e condutor do professor na possível utilização.

    20 de novembro de 2015 - 18:38/ Responder
  • Foto de perfil de Samanda Gomes Frozza
    Samanda Gomes Frozza

    O uso dos celulares em sala de aula pode colaborar e muito com nossos conteúdos, mas será que nossos alunos são maduros o suficiente pra utilizar o celular em sala de aula somente no que diz respeito a aprendizagem?

    11 de dezembro de 2015 - 15:09/ Responder
  • Alexandra Voigt

    Eu acredito que o celular pode ser uma ferramenta muito valiosa e nosso aliado se for usado como estratégia pedagógica com um foco específico. Já faz alguns anos que desenvolvo um projeto de fotografia artística com os meus alunos dos Terceiros Anos do Ensino Médio, sempre viajo com eles para um lugar diferente para fotografar, a grande maioria usa seus celulares para realizar as fotografias, é muito mais prático e eles podem enviar quase que imediatamente o resultado do trabalho, tirando o fato de que eles adoram e têm muito domínio neste tipo de ferramenta. Se quisermos nos aproximar dos nossos alunos e falar a linguagem deles está na hora de rever esta situação. No que diz respeito a aprendizagem, os alunos sabem usar estas ferramentas tecnológicas mas não sabem quando, por quê. Nós professores sabemos o por quê, mas não sabemos usa-las com tanta destreza.

    23 de janeiro de 2016 - 00:35/ Responder
  • Soraya

    Fiz o ‘Curso Escola Com Celular’ em 2014, e sempre considerei possível a aproximação com os alunos e famílias, através da ferramenta. Precisamos mergulhar no universo dos nossos alunos para acompanhá-los e motivá-los cada vez mais na aprendizagem, descobertas e aquisição de novas habilidades. Tenho grupo de WhatsApp com os pais de meus alunos do 2º ano Bilíngue, uso frequentemente o celular para fotografar e filmar produções dos alunos. Através do aplicativo os pais podem acompanhar a aprendizagem dos filhos em tempo real, sem contar as outras possibilidades como gravador de voz, Google Tradutor, cronômetro, calculadora, etc. Enfim, as possibilidades são infinitas, mesmo sem acesso à internet. Basta o professor dizer sim para esta ferramenta, deixar a resistência de lado, e ter humildade para aprender com os alunos e sabedoria para estabelecer os limites de uso da ferramenta.

    20 de abril de 2016 - 00:42/ Responder
  • Foto de perfil de Iris
    Iris

    Eu utilizo celulares em sala de aula em algumas atividades com meus alunos, como por exemplo o book fotográfico. No ultimo dia de cada mês, pesquisamos trabalhos fotográficos de modelos e fazemos as fotos baseado nas fotos pesquisadas, depois no laboratório de informática utilizamos o Impress para elaboramos um álbum com as fotos. Os alunos amam fazer esse trabalho é muito divertido e eles aprendem muito, organizam -se em grupos e definem a função de cada um, escolhem onde serão as fotos , os figurinos, pesquisam técnicas de fotos, pesquisam as poses na internet e em revistas e produzem as fotos.
    Sempre que usamos o celular enviamos um bilhete aos pais para que liberem o celular para trabalho na escola por que aqui também é proibido o uso na escola exceto para realizar projetos. Mas apenas dois professores da escola já realizaram atividades com o celular.
    Eu particularmente acho uma excelente ferramenta também para produção de videos e vejo que estimula a criatividade, desenvolve o espírito de trabalho coletivo e produz conhecimentos.

    20 de abril de 2016 - 02:35/ Responder
  • Neide dos Santos P. da Silva

    Estamos vivendo numa época cujo nossos alunos são conectados, e muitos relataram que para fazer pesquisa em sala de aula com o uso de celular, torna as aulas mais produtivas e atraentes.Porém, ainda encontro casos de alunos imaturos que saem do foco, acessando redes sociais.Penso que nós professores precisamos sim, agregar esta ferramenta em nossas aulas, mas com cautela e, educando aos alunos para o seu uso consciente. Já tive ótimas experiências em sala de aula, e as aulas se tornaram atrativas. Nossa sala de informática da escola, muitas vezes, não suporta a demanda, em muitas situações há pouco computador para uma turma de 35 ou 40 alunos, com base nisto, esta ferramenta pode sim, facilitar nossas pesquisas.

    20 de abril de 2016 - 11:33/ Responder
  • NEURA MORA

    Vivemos em uma sociedade cada vez mais digital e totalmente interconectada. Enquanto escola devemos estar acompanhando esta evolução e proporcionar formas de envolver os alunos em atividades pedagógicas com a utilização das diversas tecnologias. As aprendizagens podem ser muito significativas se houver um bom planejamento do professor. Sou favorável a utilização das tecnologias, desde que bem planejadas, com foco na aprendizagem, interação e criação dos alunos.

    20 de abril de 2016 - 13:57/ Responder

Deixe uma resposta para Samanda Gomes Frozza Cancelar a resposta