JANETE_foto_1

Políticas públicas aliadas à formação do educador: requisitos para fortalecer a cultura digital

Escrever e pesquisar sobre as contribuições e desafios do Núcleo de Tecnologia Educacional de São Miguel do Oeste, no processo de implantação e fortalecimento da cultura digital, nas escolas na sua região de abrangência, foi um momento especial para resgatar e refletir sobre a história da inserção dos novos equipamentos nos espaços escolares e as dificuldades vivenciadas durante essa trajetória.

Em meu TCC de conclusão do curso de especialização da UFSC, Educação na Cultura Digital, tive a oportunidade de conhecer o processo de incorporação das tecnologias ao contexto escolar e também me preocupei em conhecer as políticas públicas nacionais que levaram à implantação e fortalecimento da mesma.

A equipe do NTE de São Miguel do Oeste (NTE/SMO) procurou incentivar o uso dos recursos digitais como ferramentas educacionais, realizando capacitação com os professores das salas de tecnologias, que posteriormente realizaram a multiplicação dos mesmos nas escolas.  Uma das atividades que deu bons resultados foi a criação dos blogs dos professores e das escolas da rede estadual.

Acompanhando a evolução de todo o processo, no início desse ano letivo, a equipe do NTE/SMO reuniu os professores que passaram a atuar pela primeira vez nas salas de tecnologias para orientações e conhecimento de suas atribuições como professores orientadores, posteriormente todos os profissionais que atuam nas salas de tecnologias educacionais para encaminhamentos. No segundo semestre de 2016 oferece em parceria com o IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina uma capacitação para professores e funcionários das escolas de sua região de abrangência, dá suporte ao curso para gestores escolares, coordena e acompanha o Projeto “Google For Education” implantado por meio da SED- Secretaria de Estado da Educação em escolas pilotos no Estado, além de promover ações de inclusão das TDIC- Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas pertencentes à GERED- Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste.

Como reflexão e contribuição, vejo que todos os professores precisam ser capacitados para aprender a usar as novas ferramentas em suas aulas integrando as mesmas às práticas pedagógicas e ao currículo escolar. Assim, evidencia-se a constante necessidade de distribuição de equipamentos, de aumento da conectividade, pois somente com políticas públicas, que valorizem e incentivem essas ações, é que as TDIC serão de fato inseridas no processo educacional, contribuindo para melhoria da qualidade da educação.

TÍTULO: Núcleo de tecnologia educacional: contribuições e desafios no processo de implantação e fortalecimento da cultura digital nas escolas da gerência regional de São Miguel do Oeste

Fonte: Janete Palú, professora na E.E.B SÃO MIGUEL, Assistente Técnica Pedagógica e Multiplicadora do NTE/SMO.