Jussani_fotos3

Escola de Chapecó inova com curta-metragem

A Escola EEB Coronel Lara Ribas inova com o lançamento do vídeo curta metragem “A Vida e suas Escolhas”, um projeto de vídeos na escola. Na proposta procurou-se utilizar diversas formas de construir, registrar e editar um novo conceito sobre o assunto tão polêmico em nossa sociedade, porém que perpassa por nossos ambientes escolares também. Para que nossas ações educativas fossem possíveis, contamos com várias parcerias da comunidade escolar e da sociedade, entre elas, autoridades educacionais, universidade parceira, entidades, gestores, professores, alunos e pais.

Vimos essa oportunidade como uma necessidade de socioeducar e falar com nossos alunos abertamente sobre as drogas, violência e sexualidade e ampliar as informações sobre os temas. Seguindo nesse propósito, as TDICS fizerem a grande diferença na metodologia pedagógica utilizada. As tecnologias devem, nesse contexto, ganhar relevo cada vez mais expressivo nas ações de ensino, não porque elas se projetem e se multipliquem por si mesmas, mas porque os sujeitos deste tempo histórico interagem cada vez mais enfrentando as dificuldades de manusear os equipamentos sem sentir o medo de estragar sentimento que se tinha impregnado no passado.

Para os alunos usar filmadora profissional, máquina fotográfica profissional e projetores de imagem é um desafio sendo que os aproximam de futuras profissões que almejam. Trabalhar com o editor de imagem e som motiva e trás um bom envolvimento percebido que 60% dos alunos possui interesse em trabalhar com este tipo de material, procurando aprofundar a oralidade, imagem entre as câmaras e argumentação frente aos textos e papeis desempenhados em seus personagem.

A proposta foi realizada unindo várias disciplinas: Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Matemática e Educação Física. Acredito que nossas escolas precisam emergir mais projetos na interdisciplinaridade rompendo a linearidade das disciplinas tradicionais.

O papel do docente foi fundamental ao ser mediador do processo, principalmente em romper com o vício do cotidiano e inovando o fazer pedagógico. A EEB Coronel Lara Ribas procura trabalhar e planejar projetos e aulas que procurem cumprir com a missão de buscar alternativas viáveis para fazer desaparecer o desinteresse dos alunos, que em alguns momentos demonstram empatia  ao  participar dos projetos corriqueiros implantados pela escola de acordo com os interesses da comunidade escolar.

Para isso, é de suma importância buscar parceiras com a comunidade,  os familiares também são pontos que devem ser enfatizados pelas professores e gestores, buscando  implementar e aproximar a escolas com o meio onde esta inserida.

Na organização e ajuste do projeto foi fundamental a participação de toda a equipe, formada por alunas do curso Educação na Cultura Digital: Leonora Maria Machado, Mara Cristina Gabiatti e Jussani Derussi.

Pra quem não assistiu, veja a reportagem da RBS TV, na página do curta, no Facebook.

Filme na Integra: https://www.youtube.com/watch?v=HdC3dcBhZAU

TÍTULO: Linguagem audiovisual: a importância que exerce no cotidiano escolar sob-olhar na obra videográfica a vida e nossas escolhas

Fonte: Leonora Maria Machado, Mara Cristina Gabiatti e Jussani Derussi – Escola EEB Coronel Lara Ribas, de Chapecó (SC).