magda4

Aula de Educação Física digital com o aplicativo Medida Certa

No meu TCC do curso de Especialização, Educação na Cultura Digital, da UFSC, relatei e discuti o tema da imagem corporal na perspectiva da saúde com integração das TDIC por meio de atividade de aprendizagem desenvolvida nas aulas de Educação Física com alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Profª Maria da Glória Silva,  na cidade de Içara (SC), no terceiro bimestre de 2015.

Para isso utilizou-se o aplicativo digital Medida Certa como meio facilitador do cálculo e indicador de atividades físicas com o objetivo de reconhecer o valor das TDIC para a construção da sua aprendizagem sobre Imagem Corporal nas diferentes linguagens digitais. Além do aplicativo, os recursos digitais utilizados foram: celulares, pendrive, notebooks, datashow, internet, e-mail, programas de digitação e edição, facebook e o blog da escola.

No decorrer das aulas, eles acionaram o aplicativo Medida Certa em seus celulares e calcularam seu IMC, obtendo o resultado, classificação, perfil, sugestões de dieta alimentar e atividades físicas. Na sequência, solicitei trabalhos e formamos grupos de no máximo quatro alunos para pesquisarem e elaborarem trabalho no PowerPoint, Word e em Vídeo contendo conceitos e explicações sobre o IMC.

Na atividade extraclasse, os grupos de alunos levaram o conhecimento produzido  para as suas famílias e comunidade, explicando o conteúdo Imagem Corporal, aplicando o cálculo digital do IMC, utilizando aplicativo Medida Certa e celulares para fotografar e filmar com a intenção de produzir vídeos, que ficaram bem criativos e contemplaram  bem os conteúdos trabalhados.

A utilização do aplicativo digital Medida Certa como meio facilitador do cálculo do índice de massa corporal e indicador de atividades físicas também contribuiu para aumentar o interesse dos alunos em buscar novos aplicativos digitais para auxiliar na verificação da sua saúde.

Fonte: Mágda Custódio Costa, professora de Educação Física, na Escola Profª Maria da Glória Silva, na cidade de Içara (SC).