IMG-20140916-WA0020

Alunos utilizam na aula de inglês o aplicativo aTube Catcher

Utilizando tecnologias como o data show, caixa de som, impressora e softwares como navegador de internet, Atube Catcher, editor de texto e gerador de apresentações, realizei com os meus alunos, no laboratório de informática da escola, uma aula de inglês bem divertida e produtiva.

Os alunos pesquisara a música Hey Brother, usando o You Tube, depois baixaram o clipe e a versão só com legenda, utilizando o aplicativo aTube Catcher. Depois utilizaram um editor de textos e trabalharam vários conteúdos, a partir das palavras encontradas.

O objetivo foi fazer com que a partir de uma palavra, utilizando o mapa conceitual, os alunos relacionassem com outras palavras. Trabalhamos as classes gramaticais, por meio das palavras encontradas na música.

Participaram aproximadamente 20 alunos do 8º ano. Quanto à interação, nas aulas de Inglês os alunos participavam frequentemente de aulas  planejadas em ambientes tecnológicos. O projeto tomou uma direção bem interessante, pois resolvi envolvê-los no planejamento. Detalhei os objetivos e como seria interessante na visão dos alunos atingir esses objetivos. Foi quando chegamos a canção “Hey Brother”, que fazia muito sucesso entre os alunos.

Começamos a planejar num todo. Desde a letra (Vagalume) e principalmente o aplicativo para baixar o vídeo. Poucos conheciam o aplicativo “ATUBE CATCHER”. Essa interação foi muito significativa. Além do aplicativo, conhecemos algumas expressões como colar Link, formato do vídeo, download. Essa aula foi muito importante, pois os alunos continuaram a usar o aplicativo fora da escola. Trabalhamos a questão de como baixar o aplicativo, seguir passo a passo para baixar corretamente e depois usar para fazer o download dos vídeos.

Quanto às atividades tecnológicas, percebi que o fato de ter contato com o computador já era motivador, mas depois de envolver o aluno para saber como ele quer aprender, a aula se tornou mais produtiva. O coletivo “Professor/Aluno/Tecnologia” vai além da escola, muito mais que a figura professor, as tecnologias atingem horizontes incalculáveis.

No começo foi trabalhoso, mas quando um aluno conseguiu usar o Aplicativo, automaticamente ele me ajudou a explicar para os demais. Não imaginaria que seria assim. Foi uma ação multiplicadora e inovadora. Ver alunos que em muitas situações não eram produtivas, estavam atuando como professores na multiplicação do conhecimento, e todos estavam se ajudando.

As tecnologias têm me ajudado muito no ensino da Língua Inglesa. Quero ressaltar que essa atividade foi simplesmente o começo, hoje estou trabalhando com mais facilidade a questão interdisciplinar. Todos ganham com essas ações, mas principalmente o aluno que consegue se sentir como “Valor Motriz” na Educação.

Fonte: Darcisio Knoch, professor de Inglês da Escola Municipal Prof. Nestor Margarida, de Timbó (SC).

• Claudionor de Abreu

Parabenizo sua atitude em integrar as TDIC no processo de ensino e de aprendizagem, mas não posso deixar de expor minha opinião com a utilização do aTube Catcher, devemos modificar nossa cultura e de nossos alunos, este App é uma forma de “roubar” vídeos do YouTube, a prática de baixar os vídeos deste site não é permitida, sendo que só se consegue fazer isto através de meios alternativos não autorizados. Como podemos reclamar de tudo o que acontece em nosso país ( corrupção, roubos, violência, etc.) se nas escolas não nos damos conta, por muitas vezes, que tomamos o caminho errado. Quando gravamos CDs com músicas, baixamos filmes da internet, fazemos uma pesquisa sem disponibilizar a bibliografia ou instalamos um Sistema Operacional hackeado, estamos fortalecendo a cultura do “jeitinho brasileiro”,
    Sei que, com certeza, este não era o objetivo de sua atividade, mas deixo como sugestão que realiza uma pesquisa com os alunos sobre autores e sites que permitam baixar seus conteúdos por meios autorizados.
    Mesmo assim volto a parabenizar a iniciativa.

14 de abril de 2016 - 13:34/ Responder
  • Foto de perfil de Henrique Cesar da Silva
    Henrique Cesar da Silva

Darcísio, meus parabéns pelo trabalho! E acho que o Claudionor levanta uma problemática que valeria a pena discutirmos mais. Eis o link de uma matéria sobre esse aplicativo, que saiu no site Vida Digital do G1 (Globo) em fevereiro deste ano. http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/atube-catcher.html
    Será que baixar coisas da internet para o seu computador para uso pessoal é crime na nossa legislação? Será que isso não depende do tipo de direito autoral da obra? Ou mesmo do suporte em que ela se encontra? Além disso temos toda uma discussão já de anos sobre direitos autorais de recursos digitais e vários movimentos de resistência a políticas de restrição de circulação. Vale a discussão!

29 de abril de 2016 - 11:41/ Responder
  • Regina Lima

Gosto muito de incitar alunos ao conhecimento; parabéns, boa iniciativa, e também o comentário aceca da pesquisa acerca dos autores e sites.

4 de maio de 2016 - 15:19/ Responder