margarete_foto4

Alunos aprendem a tabular dados e elaborar gráficos, utilizando o Excel

O Excel é um recurso pouco utilizado nas atividades escolares e muito presente no dia a dia de algumas pessoas, que precisarão desse recurso para tabular dados e elaborar gráficos. Pensando nisso, com o objetivo de apresentar este recurso aos alunos, realizei uma atividade de intervenção, em sala de aula com a turma do 9º ano 1, na Escola Básica Municipal Jornalista Caldas Júnior, de Correia Pinto (SC).

A atividade consistiu com o objetivo de obter dados sobre os alimentos usados na preparação da merenda da escola, critérios utilizados na organização do cardápio, quantidade aproximada de nutrientes e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Além do Excel, os recursos tecnológicos foram a internet para desenvolver pesquisas relacionadas aos macronutrientes; o whatsApp, onde criamos o grupo MaTDIC para compartilhar as informações, filmadora e câmera fotográfica para o registro das atividades.  Contamos com a colaboração da Professora de Ciências, Waldirene Lacerda e da nutricionista Giselle Faccin, de outros estudantes e das merendeiras da escola.

Após a coleta das informações, os grupos elaboraram os gráficos relacionados à pesquisa com a nutricionista. Para complementar as informações obtidas na entrevista, os grupos realizaram uma pesquisa sobre as funções, importância e principais alimentos que contém carboidratos, proteínas e lipídios.

Dando continuidade, formularam-se as questões a serem aplicadas a todos os alunos da escola (aproximadamente 400 alunos). Os grupos responsáveis pelas turmas realizaram a pesquisa, tabularam os dados, e esses dados foram socializados e agrupados em sala de aula. Com os dados obtidos na pesquisa os grupos elaboraram os gráficos.

Foi realizada também, uma entrevista com uma das merendeiras com o objetivo de se obter mais algumas informações a respeito da merenda escolar e que pode ser conferida neste link, em vídeo realizado pelos próprios alunos:  https://drive.google.com/file/d/0B1KunghEbReyOUt0a3dPa2RYa1E/view?usp=sharing

Na pesquisa aplicada aos alunos da escola de Pré ao 9º ano, foram obtidos dados significativos, por exemplo, sobre as preferências dos alunos no cardápio oferecido pela escola.

Margarete_gráfico

Durante o processo foi observado o desempenho, a criatividade, criticidade e relacionamento entre membros dos grupos. Ficou visível a dificuldade encontrada pelos alunos para desenvolver as tabelas e construir os gráficos com a utilização do Excel.  Além disso, a maioria deles, não tem o conhecimento da utilidade dessas ferramentas.

Não foi uma intervenção de fácil execução, pois nossa escola não dispõe de recursos tecnológicos funcionando adequadamente. Porém, esta condição, de certa maneira, não nos impediu de realizar a experiência. Juntos buscamos soluções, criamos condições e através das dificuldades, aprendemos.

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula

Fonte: Professora Margarete Cordova, da disciplina de Matemática, da Escola Básica Municipal Jornalista Caldas Júnior, de Correia Pinto (SC).

1 Comentário

• Vilma Costa

Muito intetessante professora Margarete. Parabéns!

2 de agosto de 2016 - 12:39/ Responder