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Formando professores para a ética e a cidadania digital na escola

“De que forma se portar,  frente às possibilidades das TDIC de contribuírem significativamente para o modo de nos relacionarmos nos processos de ética e cidadania digital na escola?” Esta foi a pergunta, que norteou o meu TCC, no curso de Especialização na Cultura Digital, da UFSC. Com o título “Ética e Cultura Digital na Escola: aproximações e implicações para capacitar a comunidade escolar” fiz um estudo de caso, que teve como objetivo mostrar o uso correto da Internet nos dispositivos móveis, bem como alertar sobre os crimes virtuais, informar sobre o cyberbullying e os direitos autorais, destacando e divulgando as melhores práticas em sala de aula.

O objeto de estudo foi o Curso de Formação Continuada para Professores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil, através do Curso de Redes e Aprendizagem.

Como Multiplicadora do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) de Rio Negrinho, envolvi o dia a dia  com a dinâmica do trabalho. Participaram do projeto 33 profissionais da educação, entre eles professores, diretores, especialista em educação, assessor de docência e secretaria educacional, que participaram do curso de Redes de Aprendizagem.

Em uma das atividades realizadas, “Diálogo sobre gerações”, realizou-se uma intervenção pedagógica com os alunos. A sugestão foi ampliar o olhar dialogando com os alunos sobre suas experiências cotidianas e questões relativas às diferentes gerações e características dos jovens da cibercultura. Usando a galeria com uso de um aplicativo móvel, os cursistas realizaram também a gravação de um vídeo, que foi apresentado na sequência. Nessa atividade, apresentaram vídeos e realizaram exposições de equipamentos e objetos antigos.

O curso foi ministrado pela primeira vez no município, aproveitando os conhecimentos adquirido no curso de Especialização em Educação na Cultura Digital (UFSC) e também os tablets educacionais que foram entregues para todos os professores da Rede Municipal de Ensino. O NTM de Rio Negrinho conta com o apoio das mídias da Web, que auxiliam na divulgação, participação, colaboração e interação entre professores, cursistas, parceiro do NTM ou, simplesmente, pessoas interessadas pela temática.

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Ética e Cultura Digital na Escola: Aproximações e Implicações para Capacitar a Comunidade Escolar.

Saiba mais:

O blog do NTM de Rio Negrinho – com as atividades desenvolvidas no curso:<http://nucleotecnologicorn.blogspot.com.br>

Blog da Escola Pedro Henrique Berkenbrock:
<emebpedro.blogspot.com>

Fonte: Lisane Ritzmann, atua na Secretaria Municipal de Educação de Rio Negrinho como Coordenadora e multiplicadora do NTM – Núcleo Tecnológico Municipal desde 2011 e também é monitora de informática na Escola Pedro Henrique Berkenbrock, onde desenvolve o projeto ética e Cidadania Digital na Escola, com os alunos dos 5º anos.

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