Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

revista_6

Salesiano publica Revista Educação Digit@L

Realizamos no Colégio Salesiano de Itajaí (SC) o Projeto EducAÇÃO DIGITAL com o objetivo de compreender, orientar e educar a geração Z para serem cidadãos competentes e honestos no uso das tecnologias. Uma das atividades que teve bastante envolvimento dos alunos, educadores e pais direcionado para toda a comunidade escolar foi a realização da Revista Educação Digital para dar visibilidade às ações desenvolvidas no projeto.

As tecnologias utilizadas para a realização do projeto foram principalmente tablets, celulares e smartphones, computadores e data show. O fato do Salesiano Itajaí disponibilizar rede wifi para os alunos em sala de aula e cada um ter o seu próprio tablet facilitou muito realizar esse trabalho.

A pauta foi construída coletivamente, por meio das observações dos professores e dos pais sobre as dificuldades e necessidades de cada faixa etária. Na edição número 1, procuramos trazer matérias referentes sobre as redes sociais, os cuidados com os grupos de whattsapp, a idade certa para o filho ter um celular, entre outros.

A revista contou com a participação de vários alunos. Na página 7, por exemplo, contamos com o apoio de Pedro G. Pahl (6°B), Giulia Sagaz (6°B) e Erik Brum Cruz (6°A). Na página 8, trabalhou a aluna Eliza G. Santucci (6°A) e Diogo Guedes (6°B). Na página 10, os alunos do 1° ano do Ensino Médio apresentaram os temas sobre internet e redes sociais para os grupos dos 8° anos.

A versão digital da revista pode ser lida neste link http://issuu.com/marciamadeira/docs/revista_2016__salesiano2/14?e=3507167/33065068 e para quem quiser a versão impressa, há exemplares na biblioteca do colégio!

Logo que comecei o curso de especialização na UFSC, começou o grupo no Colégio Salesiano. Eu entrei nos dois projetos praticamente ao mesmo tempo, uma das primeiras atividades do projeto do Colégio Salesiano foi a palestra da Patrícia Peck sobre segurança na internet. Como sou professora de filosofia pude inserir ética com o uso das tecnologias digitais e foi fácil trocar as experiências. Nessa escola eu participo como comunidade escolar, dentro do grupo de Educação Digital, como mãe de aluna.

Na EEB Nereu Ramos, onde atuo também como professora, desde 2015, tivemos vários problemas sobre segurança na internet, situações como sexting e cyberbullying são comuns, infelizmente. No colégio Salesiano elas ocorrem também, então vimos como prioridade falarmos sobre esses temas e conceitos. É o webcurrículo em ação, que aprendemos no curso de especialização em educação digital. Trazer a realidade dos alunos para o currículo escolar, da forma mais interessante possível, até porque todos e todas utilizam as novas tecnologias, mas percebemos que tanto alunos, comunidade escolar e sociedade em geral não sabem as Leis que vigoram em nosso país, desconhecem que a internet pode ser uma arma, se não for utilizada com segurança.

Todos os nossos encontros do grupo de estudos ocorrem na sala de multimídia, com data show e computadores. Utilizamos também como referência um livro bem interessante “Educ@r a (r)evolução digital na educação”, de Martha Gabriel, da Editora Saraiva.

Ao adotar a tecnologia em sala de aula, sempre lembramos do exemplo de Dom Bosco, que se distinguia no seu tempo por não fazer oposição às novidades e por procurar integrá-las no contexto educativo. Ele não se lamuriava diante das mudanças que as novidades vinham provocando. Tinha sempre uma atitude de observação atenta e crítica, procurando tirar das novidades o que elas tinham de bom para a educação dos seus jovens, com a certeza de que os jovens fariam parte das mudanças. Quando uma parte do mundo se fascinava pela revolução industrial e pelo projeto liberal da época, outra parte se lamentava pelas perdas, pelas mudanças que vinham ocorrendo. Ao ver a juventude desorientada, gastou toda sua vida e todas suas energias em encontrar com os jovens um norte para suas vidas.

As mudanças verdadeiras, quando vem, trazem consigo também a permanência. O que deve permanecer, o que deve mudar nas nossas famílias, nas nossas escolas, enfim, em todos os âmbitos da vida humana com a chegada das novas tecnologias, com suas múltiplas linguagens e a velocidade que chega a causar vertigem? Como vamos preparar nossas crianças, adolescentes e jovens, a geração nativa digital, para dar conta da VIDA? Como vamos prepará-los para terem postura crítica diante da enxurrada de informações e dos apelos consumistas? Como vamos prepará-los para se relacionarem de forma mais humana que nossa geração foi preparada e se relacionou? Que outras perguntas você faz?

Desde 2014 o projeto EducAção Digital mobilizou a Comunidade Educativa para estas reflexões. Neste ano o projeto precisa continuar a avançar para produtos mais concretos, dando visibilidade e multiplicando os conhecimentos adquiridos.

TCC PARA DOWNLOAD – COMPLETO E GRATUITO
TÍTULO: Inclusão digital e suas possibilidades

Fonte: Angela Fonseca, professora de filosofia na rede estadual e particular de Itajaí (SC) e mãe da aluna Livia Santos da Fonseca Chagas do Colégio Salesiano. Texto escrito em conjunto com a jornalista Gisele de Carvalho Mendes, outros professores e professoras e integrantes do grupo Educação Digital.

1 Comentário