visita

Como funciona o Curso Educação na Cultura Digital

O curso de especialização em Educação na Cultura Digital oferecido pela UFSC para o Estado de Santa Catarina em parceria com o MEC, com a Secretaria de Educação-SC e com a Undime-SC, se realiza na modalidade à distância mas com importantes atividades presenciais.  Entre elas está o acompanhamento realizado pela equipe docente do PLAC com visitas a cada escola por todo o Estado. A equipe do PLAC é composta por seis professoras-coordenadoras e 32 professores-tutores. O PLAC, Plano de Ação Coletivo é o núcleo central do curso que ocorre em paralelo aos Núcleos de Base I e II, no primeiro semestre, e dos Núcleos Específicos no segundo semestre.

Plano de Ação Coletivo

Núcleos do curso Educação na Cultura Digital

O curso está sendo oferecido em fase piloto pela UFSC, UFOP e UFRR. Toda concepção e detalhes do curso podem ser conhecidos nos materiais em pdf e vídeos disponíveis neste site do MEC. Pela UFSC, o curso possui atualmente 142 escolas participantes e mais de 700 cursistas, incluindo professores, gestores e formadores dos NTE e NTM.

Há pelo menos duas características de destaque no desenho metodológico deste curso. As inscrições não aconteceram individualmente, mas por escola. Cada escola participante tem pelo menos quatro cursistas, entre eles, um da equipe de gestão da escola. Outra característica é a de que o principal produto, além dos trabalhos de conclusão de curso individuais, reside justamente na elaboração de um plano de ação coletivo na escola com vistas à sustentabilidade das propostas e ações depois de terminado o curso. Por isso, o PLAC tem um papel fundamental na sua estrutura.

Resultados de ações que aprofundam a integração entre cultura digital e currículos já podem ser vistos e serão temas de postagens aqui na Educação na Cultura Digital, bem como nos blogs das escolas participantes cuja lista estaremos divulgando em breve.

• Célia

Boa tarde! Muito interessante a divulgação do Curso de Especialização na Cultura Digital! Sou aluna do Curso, no município de Campos Novos, SC e estou gostando muito. Parabéns pela iniciativa.

15 de dezembro de 2014 - 17:54/ Responder