cinema

O Cinema e o Éthos como ferramenta de investigação

O tema do meu TCC de finalização do curso de especialização Educação na Cultura Digital, na UFSC foi “O Cinema e o Éthos: Como Ferramenta de Investigação Junto as Tecnologias de Informação e Comunicação, na Perspectiva da Aprendizagem de Filosofia”. Pensando na dificuldade, que uma grande parte de nossos estudantes em relação ao ensino de filosofia, refleti se a utilização do cinema como ferramenta pedagógica em sala de aula poderia contribuir na aprendizagem do aluno, e se essa arte seria significativa para nossos educandos.

Descobri, de acordo com relatos de pesquisadores a arte em movimento, ou a imagem em constante teor filosófico agrega e muito na aprendizagem no âmbito escolar e fora dele. Sabemos que muitos de nossos alunos gostam de assistir filmes e através deste fato, nós professores podemos inserir dentro do currículo escolar alguns filmes com o conteúdo programado. Como inovar a metodologia com o uso do cinema e o Éthos junto a TDIC como instrumento pedagógico. Podendo ampliar os horizontes do conhecimento humano, incluindo-o em atividades que contemplem a educação dos jovens.

Concluí que, quando a tecnologia e o currículo são compreendidos como produções humanas, possíveis de incorporar demandas da sociedade, os envolvidos têm a oportunidade de perceber que podem desenvolver a autoria em suas iniciativas e realizar um trabalho dentro da realidade escolar. Diante desde contexto o objetivo de trabalhar o cinema nas aulas de filosofia poderá inovar a metodologia utilizando o cinema com ética junto as tecnologias de informação e comunicação como instrumento pedagógico em sala de aula. Trará ao estudante um jeito novo de filosofar e irá instigar e aguçar nossos educandos a criação de novos conceitos.

TÍTULO: O cinema e o éthos: como ferramenta de investigação junto as Tecnologias de Informação e Comunicação, na perspectiva da aprendizagem de filosofia

Fonte: Professora Neide dos Santos Pereira da Silva, de Joinville (SC).