Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

default-thumb

Navegando pela Justiça: Explorando o Tribunal de Justiça da Cidade de East Hampton Através de uma Lente Digital

Compreendendo a Cultura Digital e o Engajamento Cívico

A cultura digital se integrou rapidamente em todos os aspectos da vida cotidiana em todo o mundo. Embora alguns cínicos possam se preocupar que a superabundância de mídias sociais e uso de telas, entre outras ferramentas digitais, esteja tornando as crianças mais burras, a realidade é que elas estão se tornando mais inteligentes. Ser capaz de usar tecnologias digitais para facilitar a aprendizagem é uma das lições mais importantes que uma criança (ou adulto!) pode aprender nos dias de hoje. É por isso que escolas em todo o mundo estão investindo em novas tecnologias, e pais em todos os lugares estão permitindo que seus filhos liderem em tudo relacionado a computadores.

E enquanto gostaríamos de pensar que as crianças são gênios da tecnologia, ainda há muito a ser aprendido sobre o mundo online. E já que estamos nisso, vamos falar sobre como isso pode nos ajudar a aprender sobre nossas estruturas cívicas locais e como elas nos afetam. Você já ouviu alguém dizer que não tinha ideia de como navegar no sistema judicial local? Mesmo com as pessoas fazendo o seu melhor para se manter informadas, às vezes as coisas escorregam entre os dedos ou não são tão fáceis de encontrar. É aqui que a cultura digital entra em cena.

Como Michael Nerney aponta em seu artigo para a CoSN, Os Benefícios Sociais da Aprendizagem Digital, essas ferramentas podem ajudar a “maximizar oportunidades de aprendizagem por meio da conectividade…” Em outras palavras, as redes sociais podem nos ajudar a aprender o que precisamos saber sobre programas que nos afetam em nossas comunidades locais. Elas podem fornecer caminhos para a participação cívica e a conscientização. Assim como o Facebook, o Twitter pode proporcionar uma sensação imediata de comunidade e permite que as pessoas se envolvam e entendam quais são os problemas em sua área.

Todos nós já vimos a maneira como as mídias sociais podem nos conectar de tantas maneiras, inclusive em tempos de crise. Quando se trata disso, tudo o que as mídias sociais realmente são são diferentes maneiras de possibilitar a comunicação online. Portanto, não é de se admirar que histórias de notícias mundiais frequentemente sejam divulgadas no Facebook ou Twitter, e não por meio de algum veículo de notícias tradicional.

Mas em um nível ainda mais local, as redes sociais podem ser usadas para criar um senso de comunidade e para construir a conscientização sobre estruturas e questões cívicas. Para ir direto à fonte, o Tribunal de Justiça da Cidade de East Hampton em Nova York facilita a conscientização sobre este sistema judicial civil em particular e, portanto, quebra a barreira do que poderia ser considerado apenas conhecível para aqueles que trabalham lá. Graças à cultura digital, agora podemos derrubar obstáculos para entender e estar civicamente envolvidos em nossas comunidades. Seja aprendendo sobre tribunais locais ou qualquer outro centro cívico, o mundo digital nos ajuda a navegar em nossos sistemas locais mesmo nas situações mais confusas.