Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

default-thumb

Navegando Acordos de Rescisão e Liberação na Era Digital: Um Guia para Educadores e Estudantes

À medida que a tecnologia continua a evoluir, também evoluem as ramificações legais que a cercam para educadores e alunos. Mais alunos, professores e profissionais estão entrando em acordos de rescisão e acordos de liberação no cenário digital a cada dia. Esses acordos são projetados para proteger os interesses de todas as partes que neles entram, colocando acordos e considerações específicas por escrito. À medida que as crianças se tornam mais alfabetizadas digitalmente em uma idade mais jovem, esses acordos impactam os fóruns de educação digital mais do que nunca. Muitos educadores, pais e até mesmo legisladores recentemente se tornaram cientes das ramificações legais dos fóruns de educação digital.

Acordos de rescisão e acordos de liberação são ambos contratos legalmente vinculativos. O propósito desses contratos é tornar um acordo útil para ambas as partes, ou todas as partes envolvidas, na medida em que elas têm que assinar para cumprir o desejo de todas ou da maioria das partes envolvidas. Muitas vezes, os empregadores querem entrar nesse tipo de contrato com um empregado ou contratado independente. Comumente, os empregadores incluem seus termos gerais de emprego em acordos de emprego, mas acordos de rescisão e acordos de liberação são normalmente diferentes dos acordos de emprego. Na maioria dos acordos de rescisão, o objetivo é evitar litígios sobre o direito de um empregado ou ex-empregado ao pagamento de rescisão ou benefícios de aposentadoria quando eles deixam o emprego de uma empresa voluntariamente ou quando são demitidos. Em muitos casos, o pacote de rescisão inclui informações sobre informações confidenciais da empresa.

Assim como um acordo de rescisão, acordos de liberação também são usados para evitar litígios entre ambas as partes envolvidas. Esse tipo de acordo é frequentemente conhecido como um “acordo de liberação e rescisão” porque serve como documentação legalmente vinculativa que libera todas as reivindicações e demandas que uma parte tem contra a outra. No caso de um acordo de liberação e rescisão, o empregado renuncia a muitos direitos legais que normalmente teria a seu favor, se optar por tomar medidas legais. Em muitos casos, acordos de liberação contêm cláusulas que proíbem empregados e até mesmo contratados de processar empregadores após assinarem um acordo de liberação.

Como um fórum de educação digital, é evidente que a maioria dos educadores não está reclamando dos benefícios que recebem ao utilizar redes sociais e outros meios para seus interesses educacionais. A realidade é, no entanto, que essa forma digitalizada de educação vem com riscos e responsabilidades. Em outras palavras, eles podem ter riscos legais assim como qualquer outra situação. Como a internet é um domínio público e qualquer pessoa com acesso a um computador, laptop, smartphone ou tablet pode criar uma conta em sites populares de redes sociais, é importante considerar as consequências que educadores, alunos e pais podem potencialmente enfrentar a qualquer momento. Por exemplo, para a maioria dos fóruns online, alunos e indivíduos com menos de 18 anos são obrigados a ter algum tipo de consentimento de um pai ou responsável legal. Se não receberem permissão, o membro daquela conta pode enfrentar a rescisão de sua conta. Além disso, se pais e alunos não entenderem as ramificações legais desses fóruns online, eles podem acabar atrás das grades por se inscreverem em uma conta de relacionamento estudantil ou site de empregos sem o consentimento dos pais. Também é importante considerar que algumas dessas plataformas digitais podem resultar em ações de responsabilidade civil, independentemente de serem intencionais ou não. Em outras palavras, distritos escolares e departamentos educacionais podem enfrentar um processo judicial contra eles se algum de seus alunos for intimidado ou assediado através do uso de um fórum de educação digital. Por essa razão, é extremamente importante que educadores e administradores estejam cientes dos termos legais que seus recursos educacionais contêm.