atividade_prof_ari

Museu na escola leva à reflexão entre passado e presente

Trazer para a sala de aula materiais antigos encontrados em casa. Máquina fotográfica, moedas, artefato indígena e notas de dinheiro foram os materiais que os alunos do Ensino Médio, da Escola Emílio Garrastazu Médici – Campo Erê (SC) trouxeram para serem analisados pelos colegas.

Os alunos se mostraram interessados nos objetos que seus colegas trouxeram para a sala de aula, muitos nunca tinham visto um artefato indígena, e se mostraram interessados na forma de produção e utilidade do artefato.

A máquina fotográfica chamou bastante atenção dos alunos, pois eles apenas conheciam pessoalmente a máquina digital e celular, a máquina com filme eram poucos que conheciam. As moedas e notas de dinheiro foram analisadas e a principal dúvida dos alunos era porque não foram trocadas no momento da mudança da moeda.

Estamos vivendo em um momento em que a tecnologia computacional está inserida em todos happy wheels demo os momentos dos alunos, eles são dependentes destas tecnologias. No momento que se depara com tecnologias de décadas anteriores, comentam os relatos de seus familiares com os objetos analisados e ficam surpresos com o seu funcionamento e com tanta diferença da atualidade.

Esta didática de recolher artefatos antigos para apresentar para os alunos pode servir de conscientização para eles, pois perceberão que, não muitos anos atrás, a vida era menos tecnológica e nem por isso as pessoas tinham dificuldade para se comunicar. Devemos repassar às novas gerações que as novas tecnologias são úteis, mas nos não devemos ser dependente delas.

TÍTULO: A fotografia como fonte para o estudo de aspectos da história de Campo Erê

Fonte: Professor Ari Alberto Francozi Junior, professor de História, da Escola Emílio Garrastazu Médici, Campo Erê (SC).