CASE_19_ELCIO_FOTO_1

Aula de Filosofia: identidade e reconstrução da autoimagem

Na Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis na cidade de Videira – SC realizei, na aula de Filosofia com professores de outras disciplinas, uma atividade que foi desenvolvida de maneira interdisciplinar envolvendo onze turmas do Ensino Médio Inovador. No total foram mais de 250 alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, organizados em grupos de até quatro pessoas e orientados por mim, no 4º bimestre de 2015.

Neste bimestre um dos objetivos das minhas aulas para o período foi o de facilitar aos alunos a apropriação dos conceitos de Direitos Humanos, de Pessoa Humana e de Identidade Humana. O plano de aulas não foi pensado para coincidir com o conteúdo previsto no Curso de Cultura Digital/MEC-UFSC no Núcleo Específico de Filosofia e relacionando-se com o PLAC3, foi uma feliz coincidência que os tempos tenham se comungados.

Propus aos alunos realizar entrevistas com duas pessoas sobre os conceitos previstos registrando-as em vídeo. Na entrevista seria sugerido ao entrevistado responder às seguintes perguntas: Quem é o ser humano para você? Quem você é? (Questões sociológicas, antropológicas, emocionais, psico afetivas); O que você entende por identidade? Com quem o que você se identifica? Baseado em que você construiu sua identidade? Ao final da atividade foram realizados 16 vídeos com que entrevistaram 32 pessoas.

A intenção era ouvir dos jovens a maneira como os entrevistados fazem o link da sua identidade com o espaço digital. Para fortalecer o aprendizado com o uso das tecnologias, pedimos para que o registro das atividades fosse realizado com recursos tecnológicos. Uma das conclusões a que chegamos é que a questão identitária é um problema antigo no que se refere à resposta para este problema no âmbito da filosofia. Esta fragmentação não é algo novo e isso se deve à falta de conhecimento filosófico dos conceitos referenciados.

O resultado deste trabalho pode ser verificado nestes links do Youtube:

Confira outros links deste trabalho no You Tube:

Fonte: Élcio Alberton, é professor de Filosofia, na Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis na cidade de Videira (SC).

1 Comentário