jogos vuirtuais 1

Experiência de aprendizagem com uso de jogos virtuais

Com o objetivo de favorecer a aprendizagem, estimular a criatividade e manter a concentração, apliquei o jogo LETROCA-GAME em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma turma de alunos agitados, difíceis de manter a concentração e com dificuldades na leitura e escrita. Vi no jogo uma possibilidade de despertar o interesse dos mesmos, uma vez que adoram estar frente a frente com o computador.

Lançadas as regras do jogo, onde a proposta é criar o maior número de palavras com determinadas letras, levei-os até a sala de informática e deixei-os livres para jogar em dupla ou individualmente. A princípio tiveram dificuldades pois não se concentravam nas letras e desembaralhavam-nas frequentemente! Então resolvi dar uma forcinha e ajudei a formar algumas palavras.  Daí despertou o entusiasmo, começaram a formar palavras e o que era difícil tornou-se um desafio que gerou alegria, vibração e espirito de equipe, pois começaram a ajudar- se mutuamente.

Do jogo ZEN (sem limite de tempo) quiseram logo partir para o jogo cronometrado e o que mais gostaram foi o modo CLASSICO (a descoberta da maior palavra abre a próxima fase). Daí em diante os alunos mostraram atenção, raciocínio rápido, concentração, interesse em realizar a tarefa, ora acertando, ora errando, alterando a ordem das letras, para montar e acertar o máximo de palavras.

Muitos foram os ganhos de aprendizagem, além de grande ênfase no aumento do vocabulário, desenvolvimento do raciocínio e concentração. A aprendizagem tornou-se ainda mais significativa e isso prova que com o uso das TDIC há um maior envolvimento dos alunos e um maior estímulo à criatividade.

TÍTULO: O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental

Fonte: Regiane de Fátima Franzói Lemos, professora da Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, de  Biguaçu (SC).