MOODLE

Alunos utilizam o Moodle na aula de Geografia

Ao longo do ano letivo de 2015 muitas das atividades que desenvolvi nas aulas de Geografia, utilizaram a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas que potencializaram os processos de ensino e aprendizagem. Foi uma forma interessante de aproximar a sala de aula com as vivências dos educandos, uma vez que esses apresentam “novas” formas de aprender, por conviverem conectados em rede, com os dispositivos sempre à mão.

Durante o segundo bimestre de 2015, os alunos do 9º ano vespertino da Escola de Educação Básica Bernardino Sena Campos, localizada no município de Araranguá trabalharam o conteúdo curricular “os movimentos da Terra e suas consequências”. Por meio de aulas expositivas e dialogadas apresentei o conteúdo através de slides e projetor multimídia, após o contato inicial dos alunos com o conteúdo. Foi disponibilizado aos alunos no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA – Moodle) os materiais referente às aulas. Isto só foi possível graças a uma parceria com o REXLAB-UFSC/Araranguá, que oportunizou a educadores e educandos de escolas públicas da região, o uso do AVA, Moodle, por meio do projeto “Estratégia para a integração de tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem”.

Com o uso do AVEA as barreiras como tempo e lugar foram transpostas, pois dessa maneira os alunos passaram a ter acesso aos conteúdos (vídeos, slides, textos, questionários) a todo tempo e em qualquer lugar, sanando assim uma dificuldade encontrada pela professora, o pouco tempo em sala.

No ambiente virtual foi disponibilizado inclusive exercícios sobre os temas trabalhados, na ferramenta fórum, os educandos foram estimulados a participarem e contribuírem com suas dúvidas, pesquisas, entre outros, sempre visando o compartilhar e o colaborar com o intuito de uma construção colaborativa dos conceitos.

Ainda com o intuito de tornar as atividades mais dinâmicas e lúdicas, foram ofertados no ambiente virtual dois games sobre os movimentos da terra: Capitão Tormenta e Paco em: Movimentos da Terra e Arcades. Os alunos foram estimulados a publicarem suas pontuações em um fórum para que ocorresse uma maior interação entre os participantes. Os games estão disponíveis na web, de maneira aberta e gratuita.

JOGO_Capitão Tormenta

JOGO_Arcades

Uma das formas de avaliação utilizadas nessa proposta pedagógica foi a utilização de seminários. Os temas foram divididos em pequenos grupos, os mesmos deveriam utilizar das TDIC para executarem suas apresentações. Os resultados foram os mais diversos possíveis, slides, vídeos, entre outros. Porém o uso da ferramenta scratch foi um diferencial. Isso foi possível, pois os educandos participaram da oficina games educacionais.

SCRATCH

O uso dessa ferramenta possibilita programar histórias interativas, jogos e animações. Além disso, ela ajuda a desenvolver certas habilidades, como aprender a pensar de maneira criativa, refletir de forma sistemática e trabalhar colaborativamente. A animação está disponível em https://scratch.mit.edu/projects/64675878/#fullscreen.

Fonte: Josi Zanette é professora da Escola de Educação Básica Bernardino Sena Campos, de Araranguá (SC)