
Integrando Estratégias de Mídias Sociais no Papel de um Gerente de Casos Jurídicos
Não é segredo que o cenário digital transformou radicalmente a maneira como nos comunicamos, conduzimos negócios e interagimos uns com os outros. No setor jurídico, essa revolução não é diferente. As responsabilidades de um gerente de casos jurídicos aumentaram significativamente, com o uso de inúmeras ferramentas e plataformas digitais proporcionando avenidas inovadoras para que os gerentes de casos jurídicos gerenciem efetivamente a comunicação dentro de um caso jurídico e além. As mídias sociais são uma dessas plataformas que os gerentes de casos jurídicos podem utilizar. Além disso, as instituições acadêmicas também começaram a experimentar as repercussões positivas da mudança dos métodos de ensino tradicionais para os digitais. Assim, as instituições acadêmicas estão começando a simular os exercícios de gestão jurídica dos gerentes de casos jurídicos dentro de seu próprio cenário acadêmico por meio de estratégias de ensino online. Este artigo explorará a evolução de um gerente de casos jurídicos, como a era digital pode ser adaptada às vantagens de um gerente de casos jurídicos, as implicações das ferramentas digitais no cenário jurídico, o impacto da era digital na educação e treinamento de futuros gerentes de casos jurídicos, e como instituições jurídicas e acadêmicas podem aplicar técnicas de mídias sociais para desenvolver o engajamento dos usuários. Isso será alcançado por meio da cobertura dos tópicos: o uso de mídias sociais como uma ferramenta de gestão para gerentes de casos jurídicos dentro de um caso; a simulação de exercícios de gestão jurídica em plataformas digitais dentro de uma instituição acadêmica para ajudar a treinar futuros gerentes de casos jurídicos; o uso de análises de mídias sociais dentro da gestão jurídica e o potencial impacto dessas análises em um processo de gestão jurídica; ferramentas colaborativas disponíveis na esfera digital para equipes de gestão jurídica e como essas ferramentas podem ser incorporadas em uma instituição acadêmica; as consequências das comunicações digitais com clientes e jurados associados a um caso; a importância do método de engajamento que muitos acadêmicos usam para ensinar alunos e como os acadêmicos podem aproveitar estratégias da era digital, como análises de mídias sociais, para desenvolver engajamento; as ameaças e questões de segurança associadas ao uso de ferramentas digitais em um ambiente de gestão jurídica e como os gerentes de casos jurídicos podem se proteger, proteger o escritório e o caso, e quais estratégias estão disponíveis para eles quando surgem desafios; o papel da educação online no treinamento de gerentes de casos jurídicos atuais e futuros e explorando se as instituições acadêmicas estão aproveitando essa estratégia; e, finalmente, algumas previsões sobre o futuro da era digital e da gestão jurídica.
As mídias sociais podem ser utilizadas como uma ferramenta de gestão para um gerente de casos jurídicos dentro da gestão jurídica de um caso, atuando como uma plataforma de comunicação. Embora as mídias sociais possam ser aproveitadas para compartilhamento de informações, as informações compartilhadas devem ser estritamente limitadas a considerações estritamente legais. Algumas considerações para um gerente de casos jurídicos a esse respeito incluem tuitar ao vivo, postar no Facebook ou qualquer outra atividade em mídias sociais que não seja uma discussão autorizada em tribunal dentro de um tribunal em audiência aberta é uma violação da maioria das regras judiciais. Isso ocorre porque um gerente de casos jurídicos tem acesso a informações factuais sensíveis e confidenciais como resultado de seu papel e responsabilidades. Portanto, qualquer informação compartilhada legalmente não pode ser divulgada de uma maneira que, por sua natureza, possa comprometer a integridade ontológica de um caso ou processo legal. Portanto, as mídias sociais também podem ter consequências negativas.
As instituições acadêmicas estão começando a simular os exercícios de gestão jurídica dos gerentes de casos jurídicos dentro de seu próprio cenário acadêmico por meio de estratégias de ensino online. Por exemplo, os alunos podem participar de deliberações simuladas de júri online e até participar de salas de júri virtuais para simular os papéis do juiz, da acusação, do acusado e das testemunhas, etc. Outras simulações que podem e estão sendo realizadas em ambientes acadêmicos online incluem a gestão de um caso e o desenvolvimento de argumentos por meio de plataformas colaborativas e programas de software. Esses programas colaborativos podem ser baseados na web ou tão simples quanto chats em grupo e conversas.
De acordo com um artigo de pesquisa publicado no blog Digital Security Essentials, as análises de mídias sociais podem ser usadas tanto de forma prática quanto em uma capacidade gerencial. Isso significa que podem ser aplicadas analiticamente para melhorar um processo ou função de gestão jurídica, ou serem usadas para aumentar o engajamento dos usuários por meio de táticas de mídias sociais.