
O Papel dos Contratos de Design e Construção na Educação em Cultura Digital
Frequentemente, como é o caso com esses blogs, quando dois assuntos são tão únicos e aparentemente não relacionados, torna-se difícil traçar linhas de comparação. A conexão entre o mundo dos contratos e o mundo da educação pode parecer tênue, no melhor dos casos. Pode não ser correto dizer que tais comparações devem ser feitas. No entanto, ao longo de nossas vidas profissionais, frequentemente descobrimos que conceitos de um assunto ou campo de estudo podem ser aplicados a outro de maneira única e perspicaz. O assunto que estamos considerando aqui é um desses casos em que duas áreas ou atividades aparentemente díspares incorporam aspectos da mesma ideia ou prática. O assunto é contratos de design e construção e sua aplicação metafórica em ambientes de aprendizagem digital. Para entender o que queremos dizer quando afirmamos que esses contratos podem fornecer uma estrutura para nossos ambientes de aprendizagem digital, devemos primeiro dar um passo atrás e examinar os contratos de design e construção um pouco mais de perto.
Então, o que é um contrato de design e construção? Na construção, o que é um contrato de design e construção? Um contrato de design e construção é um método de entrega de projeto em que o planejamento (design) e a construção (execução) são combinados para fornecer um processo mais coeso no desenvolvimento de novos edifícios ou outra infraestrutura. Os contratos de design e construção foram originalmente criados em resposta a experiências problemáticas para proprietários que claramente não estavam familiarizados com os processos de design e construção. Essa falta de familiaridade levou a uma percepção de falta de controle sobre os custos e cronogramas dos projetos. Aspectos do contrato de design e construção permitem um controle mais próximo sobre esses processos. Os benefícios percebidos extraídos dos contratos de design e construção foram compartilhados tanto por proprietários quanto por construtores, o que naturalmente levou ao aumento do uso desse método de entrega. Do ponto de vista do proprietário, o contrato de design e construção permite que o proprietário entre em um único arranjo que é responsável tanto pelos aspectos de design quanto de construção de um projeto. Por causa desse arranjo, o proprietário é capaz de controlar tanto os processos de design quanto de construção a partir do mesmo conjunto de critérios. Do ponto de vista do construtor, o contrato de design e construção eliminou a necessidade de lidar com várias partes. Eles puderam então estabelecer um relacionamento comercial com uma outra parte e comunicar os processos de conclusão do projeto de maneira mais eficiente e eficaz. A coordenação foi simplificada e as mudanças de design foram controladas e gerenciadas com maior facilidade. Os benefícios gerais de simplicidade, velocidade e custo levaram, em última análise, ao uso mais frequente do contrato de design e construção em projetos de grande escala e, talvez previsivelmente, em projetos de menor escala também. Embora os contratos de design e construção sejam mais frequentemente usados na indústria da construção, sua aplicação como uma metáfora para o design educacional digital é apropriada.
O conceito de contratos de design e construção pode ser aplicado também às nossas salas de aula digitais. Educadores são capazes de criar uma experiência de aprendizagem coesa que reflete a intenção de um contrato de design e construção. Embora o resultado de um contrato de design e construção seja uma estrutura física, enquanto o resultado de um empreendimento educacional pode ser mais abstrato, a experiência do aluno é uma das chaves mais essenciais para entender os contratos de design e construção neste ambiente. Para a aprendizagem digital, educadores – como construtores – têm a tarefa de executar seus respectivos objetivos finais. No ambiente educacional, isso requer o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências que podem ser transferidas para aplicações práticas da vida real. De maneira semelhante a um contrato de design e construção, o design digital incorpora planejamento e execução. Para garantir que a aprendizagem digital seja tanto contínua quanto abrangente, os educadores devem ter um plano eficaz em vigor. Educadores projetam suas salas de aula digitais com a intenção de fornecer uma estrutura para o processo de aprendizagem, aumentando assim a compreensão dos alunos sobre o material. As ferramentas instrucionais e as capacidades das salas de aula digitais permitem um design prático que está integrado ao processo de aprendizagem. Com a capacidade de criar plataformas interativas, os educadores podem incorporar todos os aspectos do processo de aprendizagem no design da sala de aula digital. Isso é importante ao examinar a metáfora do contrato de design e construção em ambientes de aprendizagem digital. O objetivo básico é criar um ambiente digital que permita a integração em tempo real de todos os aspectos da experiência de aprendizagem de um aluno. À medida que os alunos navegam por suas salas de aula digitais, eles devem experimentar uma passagem contínua entre o design (instrução) e a construção (aplicação) de sua aprendizagem. Em outras palavras, a ideia é que os alunos possam navegar entre os vários componentes e assuntos abordados na sala de aula sem que o processo de aprendizagem seja interrompido ou prejudicado por mudanças excessivas no design. Quando os educadores conseguem alcançar isso, eles estão experimentando a eficácia de um contrato de design e construção. Existem muitas avenidas que existem no ambiente de aprendizagem digital que podem ser usadas para refletir esse tipo de contrato. Por exemplo, o quadro de discussão online, em sua forma básica, é uma ótima oportunidade para os educadores estabelecerem um fórum de discussão em seu espaço de sala de aula digital. O design do quadro de discussão permite que os alunos interajam entre si e ampliem suas experiências de aprendizagem. O engajamento é essencial para estabelecer uma experiência de aprendizagem mais prática e integrada para os alunos. No entanto, se os educadores não conseguirem determinar o nível ideal de design necessário para que os alunos realmente se engajem uns com os outros, o resultado é uma aprendizagem desconexa. Em outras palavras, se o design (instrução) não levar a um engajamento eficaz, o processo de aprendizagem falha em ser eficaz. Outras ferramentas digitais podem ser usadas em uma capacidade semelhante. Projetos podem ser projetados para incentivar os alunos a colaborar em suas experiências de aprendizagem, enquanto simultaneamente utilizam o ambiente digital para facilitar oportunidades de aprendizagem aumentadas. Essencialmente, o ambiente digital expande as possibilidades para contratos de design e construção e incentiva os educadores a serem inovadores com seu design educacional. Melhorias no planejamento e na execução permitem que os educadores abordem mais prontamente o ambiente digital com novas ideias que podem aprimorar as experiências de aprendizagem de seus alunos.