Cadastrar

Ao clicar em Cadastrar, você concorda com nossos Termos de Uso

default-thumb

Explorando Acordos Digitais: O Impacto da Cláusula de Novas Mídias da SAG-AFTRA sobre Educadores

Peça a qualquer professor ou criador de conteúdo digital, e eles lhe dirão o quão útil seria ter algum tipo de maneira de utilizar a mídia digital em suas salas de aula de uma forma que todos entendam o que é e o que não é permitido. Até agora, não há regras e regulamentos definidos quando se trata de usar ativos de mídia e multimídia na sala de aula, enquanto se adere às leis de direitos autorais e marcas registradas. No entanto, o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA pode moldar essa nova evolução da alfabetização midiática nas escolas e salas de aula.

SAG-AFTRA é um acrônimo que representa o Screen Actors Guild e a American Federation of Television and Radio Artists. É um sindicato que representa pessoas que trabalham no entretenimento, incluindo educadores universitários que ensinam cursos sobre cultura e produção de mídia. Este sindicato é responsável por regular o trabalho na indústria de televisão e cinema, incluindo a prevalência da mídia digital. O sindicato foi fundado em outubro de 2012, quando dois sindicatos, SAG e AFTRA, se fundiram para formar o sindicato SAG-AFTRA.

SAG-AFTRA definiu ‘Nova Mídia’ como: Todo conteúdo de áudio, visual, audiovisual, captura de movimento, videogame, Internet, conteúdo móvel e outros materiais semelhantes (incluindo mercadorias auxiliares) em todos os meios que existem agora ou que serão criados no futuro, incluindo, mas não se limitando à Internet, cabo interativo, cabo digital, satélite e outros sistemas de entrega interativos.

A mídia digital é o uso de qualquer dispositivo com software para manipular imagens, sons ou texto para criar uma nova peça de arte, seja ela visual ou auditiva. Isso pode incluir plataformas de mídia social como Instagram, Snapchat, Youtube (e YouTube Kids), e mais. Essas plataformas estão se mostrando uma ferramenta útil tanto para educadores quanto para alunos nas salas de aula.

Atualmente, o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA é o que estabelece o padrão para como a mídia digital é usada em qualquer contexto. Essencialmente, é um contrato de serviço que descreve como os projetos de mídia serão conduzidos e quais são as regras para a distribuição do referido projeto. Isso é mais relevante para ambientes de nível de graduação e pós-graduação, bem como para ambientes profissionais. Então, como esse contrato afeta educadores e salas de aula?

O Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA tem um grande impacto na mídia que os alunos consomem em sua vida diária e no que eles são capazes de produzir na sala de aula.

O acordo estabeleceu as seguintes condições para nova mídia: Algumas pessoas podem se perguntar que tipo de mídia se enquadra nesses tipos de acordos. Qualquer mídia que possa ser usada de maneiras transacionais ou não transacionais se enquadra no Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA. Isso significa que muitos tipos de mídia comumente usados em ambientes educacionais se enquadram no novo acordo. Alguns exemplos incluem: Por enquanto, educadores e alunos que usam mídia para desenvolvimento de projetos nas escolas têm a capacidade de utilizar muitas formas diferentes de mídia para ajudá-los a aprender e desenvolver projetos. No entanto, existem algumas limitações em vigor com o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA.

Por exemplo, os educadores devem entender que existem restrições em vigor com o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA para qualquer uso de mídia que seja monetizado, mesmo que seja apenas para fins escolares. Essas restrições também se aplicam a educadores e alunos:

Essas restrições podem fazer com que os educadores reconsiderem a maneira como utilizam descobertas de mídias sociais na sala de aula. Em vez disso, os professores podem precisar considerar outros tipos de mídia, como blogs, que não se tornarão uma potencial dor de cabeça legal quando o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA entrar em vigor. Além disso, neste momento, não há restrição sobre o número de vezes que os educadores podem usar mídia em uma sala de aula, a menos que optem por monetizar a mídia.

Até 2023, o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA provavelmente começará a ter regras e regulamentos muito mais rígidos para seus membros. Isso significa que empregados e empregadores podem precisar repensar suas estratégias e se adaptar a essas mudanças. O cronograma para a implementação dessas novas regras e regulamentos do Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA será algo assim:

A mídia está ao nosso redor na sala de aula e no mundo. Então, como você usa as restrições do Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA a seu favor? Aqui estão algumas dicas para educadores:

Nos próximos dois anos, o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA começará a ter regras e regulamentos muito mais rígidos para seus membros, incluindo educadores, alunos e os vídeos e outras peças de mídia que eles criam, editam e compartilham. Isso significa que todos os impactados pelo Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA precisarão encontrar novas maneiras de se adaptar a essas mudanças. Com a compreensão correta do que o Acordo de Nova Mídia SAG-AFTRA implica, você pode entender como usar da melhor forma essa ampla gama de plataformas para garantir que você tenha sucesso em navegar pelo novo mundo da mídia digital e da alfabetização midiática.