Quizzes, músicas e games estimulam habilidades, em aula de Inglês
Como motivar alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental? Simples, inserindo quizzes, músicas e games, através do uso de TDIC para estimular as habilidades de listening (escuta), speaking (fala), reading (leitura) e writing (escrita).
O resultado foi comprovado que, depois do uso dessas metodologias diferenciadas, a motivação para a aprendizagem da Língua Inglesa, nas Escolas Municipais Enfermeira Hilda Anna Krisch e Emílio Paulo Roberto Hardt, melhorou os índices de retenção e aprendizagem dos conteúdos.
Na parte prática, alunos do 9º ano 1, da Emílio, foram para a Sala de Informática Pedagógica e criaram quizzes como conteúdos da Matriz Curricular de Inglês da Secretaria de Educação, que servirão também para alunos de outras séries jogarem. Alguns alunos até optaram em criar seus trabalhos no tablet. Após, apresentaram o quiz criado para a turma, que avaliou a qualidade das produções.
Gamification nada mais é que uma ferramenta educacional capaz de combater a falta de interesse e a dispersão dos alunos em sala de aula. Entendo por gamificação até simples atividades de recompensas como carinhos, rostinhos e estrelinhas, desde a Educação Infantil, que gera uma forma de competição.
Fonte: Soraya Rachel Pereira é professora de Língua Inglesa, nas Escolas Municipais Enfermeira Hilda Anna Krisch e Emílio Paulo Roberto Hardt, em Joinville.
Soraya
Obrigada por divulgarem meu trabalho!
Abraços à toda a equipe!
TCC vamos lá! 🙂 Reta final!!
Mara Gonzalez
Parabéns Soraya! trabalho excelente!
Margarete Cordova
Parabéns, sucesso em suas experiências sempre.
Soraya
Obrigada pelo carinho, tutora Mara e Margarete! 😀
Educação melhor começa com práticas diferenciadas para nossos pupilos, certo?
Motivar é o primeiro passo para contagiá-los a nunca desistirem de estudar.
Graciéle Casagrande
Parabéns pelo trabalho!!!
Verdade, que cada vez mais novos professores possam acreditar no potencial das TDICs para possibilitar novas práticas pedagógicas.